Translate AMICOR contents if you like

Monday, July 28, 2014

POA Governança


Democracia Participativa exercida nos 25 anos do OP é Georreferenciada para a cidade



O Observatório da Cidade de Porto Alegre – ObservaPOA organizou informações georreferenciadas do OP no aplicativo Mapas Temáticos, que visa facilitar a identificação e o acompanhamento dos resultados alcançados pelo Orçamento Participativo (OP). Essa ferramenta será apresentada aos conselheiros do OP em evento comemorativo aos 242 anos de Porto Alegre e os 25 anos do OP.

O trabalho resultou no georreferenciamento de 92% das demandas concluídas do OP – 3.748 de um total de 4.095 – que foram executadas entre 1990 e 2011. Este é um processo contínuo de alimentação de dados e seguirá contemplando atualizações periódicas para subsidiar cada vez melhor os agentes de democracia participativa do município.
Este nível de dados está especificamente voltado para a descrição e localização espacial de cada uma das demandas. É possível, pesquisar por Região do OP (ROP), por Tema do OP, Ano da Demanda e por Órgão da Demanda. O resultado da pesquisa será apresentado no mapa, em forma de ícones dos temas escolhidos.
Localizados geograficamente através de coordenadas específicas, as informações do OP podem ser vislumbradas com maior transparência e mais detalhadas tendo a finalidade de auxiliar na análise, na interpretação e na verificação da distribuição das demandas pelos territórios: regiões e bairros. O modo espacial de observar os dados pode ampliar o diagnóstico e a projeção de soluções nas futuras discussões da população quanto à aplicabilidade de recursos.


 
As demandas georreferenciadas estão distribuídas em 24 temas adotados pelo OP ao longo destes 25 anos. Os temas de maior incidência são das áreas de Saneamento básico (18%), Pavimentação (16%) e Organização da Cidade (12%).
Para familiarizarem-se mais com o novo aplicativo os Gestores dos Centros Administrativos Regionais estão participando da oficina “Observando Porto Alegre: indicadores e análises”, realizada ao longo dos meses de março, abril e maio em parceria com a Escola de Gestão Pública – EGP.
Esta ferramenta também poderá ser acessada através dos tablets que serão ofertados aos Conselheiros do OP na próxima quinta (27) em comemoração aos 25 anos do OP e da consolidação de Porto Alegre como a cidade da democracia participativa.

No comments: