Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, October 21, 2015

Micro-RNA


Função dos microRNAs na aterosclerose

  • EAS Snapshots
  • 1 Visualizações
    Sem avaliação

Os miRNAs têm potencial como biomarcadores e alvos terapêuticos na aterosclerose e doença cardiovascular
MicroRNAs (miRNAs) são pequenas moléculas de RNA (22 nucleotídeos) não codificadoras que surgiram como reguladores essenciais da expressão gênica em nível pós-transcricional. Os miRNAs normalmente controlam a expressão de seus genes-alvo pelo pareamento imperfeito de bases com as regiões 3’ não traduzidas de RNAs mensageiros (mRNAs), induzindo, assim, a repressão do mRNA-alvo. Inicialmente descritos no câncer, os achados recentes também demonstraram uma função essencial na doença cardiovascular e na aterosclerose. Os miRNAs controlam as funções de células endoteliais, células vasculares do músculo liso e as funções dos macrófagos e, desta forma, regulam a progressão da aterosclerose.
O interesse tem se focado no potencial terapêutico de miRNAs em face dos achados recentes provenientes de modelos de animais. A superexpressão de miR-144 reduziu a expressão de ABCA1 e atenuou a apolipoproteína A1 em macrófagos. O miR-144 também demonstrou exercer uma função fundamental na regulação homeostática do metabolismo do colesterol, inibindo a expressão do ABCA1 no fígado, reduzindo, assim, o efluxo de colesterol para a apolipoproteína A1 bem como a biogênese da lipoproteína de alta densidade (high density lipoprotein, HDL). Em contrapartida, silenciar o miR-144 in vivo aumentou os níveis de ABCA1 hepático e de HDL plasmático em camundongos. Assim, o miR-144 regulou tanto o efluxo de colesterol em macrófagos como a biogênese de HDL no fígado. Os dados de modelos de animais também mostraram que o silenciamento terapêutico do miR-33 reduz significativamente a progressão da aterosclerose e melhora a funcionalidade do HDL, independente da concentração plasmática do colesterol HDL. Os dados preliminares sugerem que o miR-33a/b coordena genes que regulam o metabolismo de ácidos graxos e a sinalização da insulina, sugerindo potencial como novos alvos terapêuticos para uma série de doenças metabólicas.  Considerados em conjunto, esses achados sugerem possibilidades futuras dos miRNAs como biomarcadores e alvos terapêuticos na aterosclerose e doença cardiovascular. 
Autores
Carlos Fernández-Hernando is Professor at the Department of Medicine (Division of Cardiology) and Cell Biology of the Langone Medical Center, University of New York.  His work focuses on determining the role of microRNAs, a novel class of small non-coding RNAs that mediate post-transcriptional gene silencing, in the metabolism of cholesterol and other related cardiovascular diseases. Recent findings include characterisation of miR-33 as a regulator of high-density lipoprotein (HDL) biogenesis, cellular cholesterol efflux and glucose metabolism; and miR-144 as a regulator of cholesterol metabolism via suppression of expression of the ATP-binding cassette transporter (ABCA1).

No comments: