Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, July 05, 2017

01/07/1957 - A-V sessenta anos do casamento civil

Foto no corredor lateral do casarão no. 575 da rua 24 de outubro (hoje substituído por um edifício), na Casa da JUC no. 4 da qual eu era o diretor, algum tempo antes de nosso casamento.
No dia de meu aniversário em 1957, Valderês e eu fomos ao Cartório Kersting (rua Riachuello) para cumprir as formalidades civís de nosso casamento. Nos acompanharam o tio dela, Oscar Robinson (+) e a prima Ilse Pizzani.
O religioso foi celebrado em Santa Maria no dia nove com todos de nossas famílias que puderam participar. Valderês era professora primária e tinha direito a dez dias de "gala", emendando logo a seguir as féria do meio de ano, facilitando que pudéssemos ter 20 dias de Lua de Mel.
O que não tínhamos era dinheiro para ir e ficar este tempo em Nova Patrópolis.
Quatro amigos nossos nos emprestaram uma soma para cobrir as despezas: Elis d'Arrigo Busnello, Antônio (Nico) Chaves Barcellos, Mário Bertoni (+) e Dyla Rosa Maria Leal Rath (+).  Tentamos devolver o empréstimo mas os dois primeiros se recusaram a receber, deixando-o com presente. Para os dois outros, infelizmente já falecidos, devolvemos a importância nos primeiros três meses seguintes.



A caminho da Lua de Mel em Nova Petrópolis subsidiada por nossos amigos, no dia 10 de julho, num Jeep da |Procuradoria da República em Porto Alegre, onde trabalhava outro amigo nosso: Pedro Vianna. Na véspera ele fora nos esperar na Estação Ferroviária, tarde da noite, pois havíamos viajado pelo trem Minuano de Santa Maria-POA. Tivemos que recorrer a vários hoteis a procura de vaga (desconfio que tenha havido algum evento na ocasião para explicar a falta de leitos diponíveis). Estivemos no Citi, no Umbu e não lembro mais onde, somente encontando vaga no Hotel Paz, ao pé de viaduto). Na manhã seguinte nos levou ao paradouro Maria Herter, onde permanecemos até o fim do mês de julho.


No comments: