Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, January 05, 2005

[2219 - AMICOR - 05/01/2005] AMICOR; E-mail update; Medical Research; Blogs; Cardiopediatria.

Caros AMICOR,
1) A experiência com a utilização deste recurso no formato Blog parece estar sendo favorável, o que me leva a tentar mais um passo, enviando na mensagem de alerta apenas as palavras chave e o hyperlink que se visitado dará todas as informações anteriormente enviadas por e-mail.
Com isto espero maior flexibilidade, mais rapidez, menos volume no e-mail, mais liberdade para a diversidade de interesses.
2) Muitas mensagens tem voltado por caixa cheia, identificação com SPAM ou troca de endereço sem comunicação. Se souberem de AMICOR que teve comunicação interrompida, peçam que me enviem uma mensagem para restabelece-la.
3) Não esqueçam que os endereços com Matrix e Plug-in não estão mais funcionando. Agora somente achutti@cardiol.br ou aloyzio.achutti@terra.com.br
4) Recebi mensagem da AMICOR Isabela Giuliano [mailto:isabelag@uol.com.br], de SC que está fazendo um trabalho muito bom em Cardiopediatria que vale a pena divulgar.
Ela disse o seguinte:

Formamos uma rede que se chama amigos do peito das crianças, que discute especificamente prevenção em cardiologia pediátrica, nosso foco principal. A proposta é trocarmos informações sobre prevenção primordial (mudança de hábitos na população geral), primária (tto de crianças com riscos: obesos, hipertensos, dislipidêmicos) e secundária (reabilitação de crianças em pos- operatório de cirurgia cardíaca e com riscos para aterosclerose). Atualmente temos pessoas de 21 estados, com profissionais de diversas áreas: cardiologistas pediátricos, de adulto, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física, todas as áreas afins para o tratamento interdisciplinar.
A partir do congresso brasileiro de cardiolgia do Rio estamos organizando um grupo de estudos em cardiologia pediátrica preventiva pelo departamento de cardiologia pediátrica, da qual sou a atual coordenadora. A proposta é discutir temas e casos de prevenção, promovê-la em nível populacional e desenvolver pesquisas multicêntricas sobre o assunto.
Temos um projeto, que se chama "Brasil Saudável 2040" que deve ser abraçado a partir de fevereiro pelo FunCor, o qual será provavelmente fundido com o "Corações Saudáveis 2020".
Aqui em Florianópolis temos desenvolvido algumas ações: .Fizemos um estudo populacional dos fatores de risco (lípides já foi aceito para publicação no ABC) e estamos mandando agora hipertensão para outra revista. Deve seguir obesidade,
sedentarismo e obesidade truncal em seguida.
. Desenvolvemos um trabalho educacional nas escolas (nos dias temáticos do FunCor) com um teatro (da qual sou uma das atrizes) sobre prevenção de aterosclerose, endereçado a crianças de até 9 anos.
. Na Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina estamos com um programa de reabilitação, com 2 grupos: um de pos-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica (o mais antigo do Brasil) e um de crianças de alto risco para
aterosclerose (a maioria com síndrome metabólica).
. A partir de setembro estamos com uma campanha estadual de prevenção da obesidade infantil pela Secretaria do Estado da Saúde, em todas as TVs, rádios e jornais, com propagandas, receitas e orientações (segue anexo uma que saiu no jornal).
. A partir de março teremos o um programa regular numa favela que se situa atrás do Hospital Infantil Joana de Gusmão (pediátrico onde trabalho) no qual teremos ações semanais com pais, crianças e professores sobre os diversos aspectos de
prevenção(não só de doença coronariana, mas também de acidentes, violência, vacinas, câncer, entre outros).
O Dr Berenson esteve no Brasil (em Florianópolis) em agosto, quando nos presenteou com sua esperiência. A partir desta data, temos tido muito contato. Ele enviou-nos todo o seu material do Heart Smart, que será traduzido pelo FunCor e adaptado para a nossa realidade. O material está todo disponível no nosso site e estará também no site do DECAPE.

No comments: