Translate AMICOR contents if you like

Thursday, July 31, 2008

GEECAB em CURITIBA NO CONGRESSO da SBC

Auditório 12 (114)
Atividade Pré-Congresso do Grupo de Estudos sobre Epidemiologia
e Cardiologia baseada em Evidências – Geecabe e Ministério da Saúde
Horário das 14h - 18h
As Doenças Cardiovasculares (DCV), compondo o conjunto de Doenças Crônicas (também rotuladas como
Doenças e Agravos Não Transmissíveis – DANT), são mundialmente reconhecidas como responsáveis pelos mais altos índices de morbidade e mortalidade precoce, inclusive no Brasil. Essas doenças causam grande impacto econômico tanto pela demanda de assistência quanto pela repercussão sobre o trabalho e a produção, e têm também forte determinação social e maior expressão em populações menos favorecidas. Além do desafio aos especialistas na assistência aos seus casos clínicos, constituem-se num enorme problema de Saúde Pública somente redutível através de ações preventivas e de promoção da saúde coletiva.
Dirigentes da SBC e do MS já desenvolvem profícuo diálogo, resultando em programas de tratamento e ações de controle. Entretanto ainda há muito que mobilizar e fazer, motivo pelo qual o Grupo de Estudos sobre Epidemiologia e Cardiologia Baseada em Evidências (GEECAB) planejou um painel específico, junto à principal atividade científica da cardiologia nacional, visando aprofundar e estender a colaboração de cardiologistas e sanitaristas.
A desproporção entre a magnitude do problema e o tempo disponível para este primeiro painel, impõe limitações ao número de expositores e às suas apresentações. É desejável, entretanto, que a assistência de dirigentes e interessados de ambas as instituições seja a mais ampla possível, e que as discussões e elaboração de temas tenha continuidade, única forma de se encontrar novos caminhos e garantir os resultados almejados.

Atividades Pré-Congresso
06 de setembro, sábado

Objetivo: Oportunizar uma visão compartilhada (de especialistas e de saúde pública) sobre saúde cardiovascular da população brasileira, seus problemas e possíveis soluções.
Delineamento: Painel/Oficina em dois blocos, composto por membros da SBC e do MS e possíveis observadores da Federação Mundial de Cardiologia (WHF) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e mídia, aberto para assistência e questionamento de congressistas.
Itens: motivação, visões de ambas as partes, determinação social de saúde/doença, recursos existentes, possíveis linhas de investigação e intervenção, esboço de agenda mínima de colaboração.

Coordenação: Drs. Gláucia Morais (SBC), Rosa Maria Sampaio (MS) e Aloyzio Achutti (SBC).

Programa

1o. Bloco (14h – 16h)
(em torno de 15 minutos no máximo para cada tópico/depoimento)
1.1-Motivação: breve apresentação de justificativa e motivação do encontro. (Dra. Gláucia Moraes, GEECAB)
(5 minutos)
1.2-Visão de cardiologista: problemas, prioridades e recursos (Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, Presidente da SBC, e Luiz Antônio de Almeida Campos, Diretor Científico da SBC)
1.3-Visão de Saúde Pública: Doenças CV no contexto da Saúde Pública no Brasil e recursos do SUS (Dr. José Noronha, Secretário de Assistência à Saúde e Dra. Rosa Maria Sampaio, Diretora do HIPERDIA, do MS.)
1.4-Estimativa de custos globais das DCV no Brasil (Dr Aloyzio Achutti)
1.5-Determinantes Sociais de Saúde e Doença, e Saúde Cardiovascular no Brasil (Maria do Carmo Leal - da Comissão de Determinantes Sociais)
1.6-Política de medicamentos (Dr. Reinaldo Guimarães da Secretaria de Ciência e Tecnologia do MS e Dr. Dirceu Barbano, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica DAF do MS)
1.7-Política de Procedimentos de Alta Complexidade (Dr. Beltrame, Diretor do Departamento de Assistência Especializada DAE – MS) e (Rosemary da ANS).

2o. Bloco (16h15min – 18h)
2.1-O que a SBC espera do MS e proporia como linha de colaboração (Dr. Lázaro Fernandes de Miranda Diretor de Relações Governamentais da SBC).
2.2-Linhas prioritárias de investigação e de vigilância epidemiológica (Representantes das Secretarias de
Vigilância à Saúde - SVS e Coordenação de Vigilância de DANTS)
2.3-O que o MS espera da SBC e proporia como linha de colaboração (Participação ampliada, sob coordenação da Dra. Rosa Maria Sampaio).
2.4-Considerações dos observadores (WHF e OPAS)
2.5-Questionamentos e sugestões da assistência
2.6-Esboço de agenda mínima de colaboração objetiva, de curto e médio prazo (coordenação)
(Um esboço de documento será elaborado pela coordenação do evento, contando com contribuições, que serão bem vindas, incorporando-se posteriormente novas idéias, sugestões e recomendações levantadas durante a reunião)

Lista de Documentos básicos para informação e discussão:
http://departamentos.cardiol.br/geecabe/proposta-geecabe.asp
http://hiperdia.datasus.gov.br/
Nota final: os tópicos fundamentais do documento serão apresentados ao final para uma aprovação preliminar e serão colhidos endereços eletrônicos dos componentes da mesa e da assistência para facilitar a circulação do documento até chegar a uma versão mais representativa para a devida divulgação e aplicação em ambas as instituições.

No comments: