Translate AMICOR contents if you like

Tuesday, July 08, 2008

segurança para equipes cirúrgicas

Organização Mundial de Saúde elabora lista de verificação de segurança para equipes cirúrgicas
Autora: Laurie BarclayPublicado em 24/06/2008
A fim de melhorar a segurança do ato cirúrgico em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova lista de verificação de segurança para equipes cirúrgicas, de acordo com um relatório do Safe Surgery Saves Lives, publicado on line em 25 de junho no site da revista britânica The Lancet, também disponível no site da OMS. Esta é a primeira edição da lista e de orientações da OMS e será finalizada para a divulgação no fim de 2008, após a conclusão da avaliação, em nível mundial, em oito locais onde será aplicado o projeto piloto.
Dra. Margaret Chan, diretora-geral da OMS, declarou em uma coletiva de imprensa que "lesões evitáveis e óbitos ocorridos durante o ato cirúrgico são hoje uma preocupação crescente e seguir a lista de verificação é a melhor forma de reduzir o número de erros cirúrgicos e melhorar a segurança do paciente".
A elevada mortalidade e morbidade associadas aos procedimentos cirúrgicos de grande porte demandam medidas de saúde pública e vigilância global para melhorar a segurança do procedimento, especialmente em áreas de baixa renda com acesso cirúrgico limitado. As estimativas sugerem que cerca de metade das complicações cirúrgicas podem ser prevenidas.
A iniciativa Safe Surgery Saves Lives, uma colaboração de mais de 200 sociedades médicas nacionais e internacionais e de ministérios de saúde liderados pela Harvard School of Public Health, visa reduzir a morbidade e a mortalidade cirúrgicas evitáveis.
A recém-desenvolvida lista de verificação de segurança cirúrgica da OMS fornece um conjunto de normas de segurança aplicáveis em todos os países e contextos de sistema de saúde.
Nos oito locais onde o projeto piloto está sendo aplicado, as conclusões preliminares de 1.000 pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, nos quais a lista de verificação foi utilizada, sugerem que a probabilidade de que os pacientes receberão um padrão mais elevado de cuidados cirúrgicos foi praticamente duplicada, com aumento no cumprimento destas normas de 36% para 68% e para cerca de 100% em alguns hospitais. Uma melhor adesão tem sido associada a reduções significativas na mortalidade e morbidade cirúrgicas, apesar dos resultados finais não estarem ainda disponíveis.
A lista de verificação abrange três fases de um procedimento cirúrgico: antes da indução anestésica, antes da incisão cutânea e antes da saída do paciente da sala cirúrgica. Para cada fase, um coordenador da lista de verificação confirma que a equipe tenha completado as tarefas designadas antes que a próxima fase da operação ocorra.
Antes da indução anestésica, os principais componentes da lista são os seguintes:
• Confirme a identidade do paciente, o local a ser operado, bem como o procedimento a ser feito e que o paciente tenha fornecido o consentimento informado.• O local a ser operado deve ser marcado, se for o caso.• A verificação da segurança da anestesia deve ser completada.• O oxímetro de pulso deve ser colocado sobre o paciente e deve estar funcionando apropriadamente.• Verifique se o paciente apresenta (1) Uma alergia conhecida. Se assim for, estas devem ser documentadas. (2) Uma via aérea anatomicamente difícil para intubação ou risco de broncoaspiração. Se assim for, equipamento suplementar e de assistência devem estar disponíveis. (3) Risco de perda sangüínea acima de 500 mL em adultos ou 7 ml/kg em crianças. Se assim for, é conveniente providenciar acesso intravenoso adequado e fluidos.
Antes da incisão cutânea, a lista de verificação apresenta os seguintes componentes:
• Todos os membros da equipe devem ser apresentados por seus nomes e por suas funções na equipe cirúrgica.• O cirurgião, o anestesiologista e a enfermeira deverão confirmar, verbalmente, a identidade do paciente, o local a ser operado, e o procedimento a ser realizado.• Antecipação de eventos críticos que devem ser revisados pelo cirurgião: quaisquer etapas críticas ou inesperadas, tempo operatório estimado e perda de sangue prevista.• Antecipação de eventos críticos que devem ser revisados pela equipe de anestesia: verificar se há necessidade de cuidados específicos em cada paciente.• Antecipação de eventos críticos que devem ser revisados pela equipe de enfermagem: confirmação da esterilização do instrumental cirúrgico, suprimentos e campo (incluindo o resultado do indicador de esterilização); documentação e discussão de quaisquer questões de equipamentos ou preocupações; se a profilaxia antibiótica foi realizada nos últimos 60 minutos, se for o caso; e, se a imagem essencial para o procedimento está projetada, se for o caso.
Antes da saída do paciente da sala cirúrgica, a lista de verificação apresenta os seguintes componentes:
• A enfermeira confirma verbalmente com a equipe o nome do procedimento a ser documentado e verifica a contagem de instrumentos, compressas e agulha, se for o caso; identificação da peça cirúrgica, incluindo o nome do paciente e se existe qualquer problema de equipamento a ser abordado.• O cirurgião, o anestesiologista e a enfermeira devem revisar os principais cuidados relativos à recuperação e conduta específica no paciente.
A OMS salienta que a lista de verificação não pretende ser exaustiva, mas incentiva alterações específicas e inclusões adequadas em cada local de prática.
"O tratamento cirúrgico é um componente essencial dos sistemas de saúde a nível mundial há mais de um século", segundo o co-autor da lista Dr. Atul Gawande, MPH, cirurgião e professor da Harvard Medical School, em Boston, Massachusetts. "Embora melhorias significativas tenham ocorrido ao longo das últimas décadas, a qualidade e a segurança dos tratamentos cirúrgicos são preocupantemente variáveis. O Safe Surgery Saves Lives pretende mudar esse fato através da elevação dos padrões que os pacientes podem esperar em qualquer lugar".
Lancet. Publicado on line em 25 de junho de 2008.
Informação sobre a autora: A Dra. Laurie Barclay é revisora e escritora freelancer para o Medscape. Declaração de conflito de interesses: A autora declara não possuir conflito de interesses.

No comments: