Translate AMICOR contents if you like

Sunday, September 28, 2008

Determinantes Sociais da Saúde

AS CAUSAS SOCIAIS DAS INIQÜIDADES EM SAÚDE NO BRASIL

Relatório Final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde

(CNDSS) Abril 2008 

PDF file [216p.] http://www.cndss.fiocruz.br/pdf/home/relatorio.pdf 

O relatório da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) possui três objetivos:

·         traçar um panorama geral da situação de saúde do país, com ênfase em dados, informações e conhecimentos sobre as iniqüidades em saúde geradas pelos determinantes sociais;

·         propor políticas, programas e intervenções relacionadas aos DSS a partir da avaliação das políticas e intervenções atualmente em curso e das experiências registradas na literatura nacional e internacional;

·         descrever as atividades desenvolvidas pela Comissão para cumprir com seus objetivos

 

“.....se incluem dois tipos de recomendações. Um primeiro deriva da análise de políticas e programas existentes na esfera federal e que incidem sobre os DSS. Apresenta-se uma análise de conjunto dessas políticas e programas, buscando identificar superposições, paralelismos ou contradições, com as correspondentes recomendações para superação dos problemas encontrados, visando uma ação intersetorial mais integrada. 

Um segundo grupo de recomendações se refere à institucionalização de determinados processos que são fundamentais para a atuação sustentável sobre os DSS e cujo desenvolvimento deve gerar políticas e programas específicos. Incluem-se recomendações para a institucionalização da ação intersetorial visando a melhoria da qualidade de vida e saúde, da participação social e empoderamento de grupos populacionais mais vulneráveis e da produção sistemática de informações e conhecimentos sobre as relações entre Determinantes Sociais da Saúde DSS e a saúde e sobre avaliação de intervenções....”  

“....As causas sociais das iniquidades em saúde no Brasil" foi oficialmente entregue ao Sr. Presidente da República no dia 1o. de Agosto de 2008..”

No comments: