Translate AMICOR contents if you like

Tuesday, October 13, 2009

Influenza e Mortalidade por DCV em São Paulo

Artigo publicado no último número dos ABC, descrevendo em SP a relação entre Gripe e mortalidade por DCV, na mesma linha na qual nossa AMICOR Maria Inês Reinert Azambuja vem trabalhando há mais de 25 anos e motivo pelo qual se encontra hoje em Praha e viaja em seguida para Edimburgo (UK)

Vacina contra o Vírus da Influenza e Mortalidade por Doenças Cardiovasculares na Cidade de São Paulo
Vaccination against the Influenza virus and Mortality due to Cardiovascular Diseases in the city of Sao Paulo
Antonio de Padua Mansur, Desidério Favarato, José Antonio F. Ramires
Instituto do Coração (InCor) – HCFMUSP, São Paulo, SP - Brasil
Resumo
Fundamento: A influência da vacinação contra o vírus da gripe na mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV) é controversa.
Objetivo: Analisar a mortalidade por DCV antes e depois do início da vacinação contra a gripe na cidade de São Paulo.
Métodos: Analisou-se a mortalidade por doenças isquêmicas do coração (DIC), doenças cerebrovasculares (DCbV) e por causas externas (CE) na população da região metropolitana de São Paulo com idade ≥ 60 anos, antes e depois do programa de vacinação contra a gripe. As estimativas da população e os dados de mortalidade foram, respectivamente, obtidos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE; www.ibge.gov.br) e do Ministério da Saúde (www.datasus.gov.br) para o período entre 1980 e 2006. O risco de morte foi ajustado pelo método direto, em que se utilizou a população padrão (mundial) referente a 1960.
Resultados: As comparações entre as inclinações das linhas de regressão foram semelhantes para as DCbV (p = 0,931) e CE (p = 0,941), porém, para as DIC (p = 0,022), observou-se significativa redução da linha do período pós-vacina quando comparada com a linha do período pré-vacina. Mudança na tendência da mortalidade após 1996 foi significativa somente para as DIC (p = 0,022), permanecendo inalterada para as DCbV (p = 0,931) e CE (p = 0,941).
Conclusão: A vacinação contra a gripe associou-se a significativa redução da mortalidade por DIC. (Arq Bras Cardiol 2009; 93(4) : 395-399)
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares/epidemiologia, isquemia miocárdica, vacinas contra influenza, influenza humana.

No comments: