Translate AMICOR contents if you like

Thursday, November 18, 2010

Estudo ACT: N-acetilcisteína para profilaxia da nefropatia induzida por contraste.


Resumo: O Dr. Otavio Berwangner (Hospital do Coração, São Paulo, Brasil) apresentou o estudo ACT (American Heart Association 2010), que comparou a eficácia da N-acetilcisteína (NAC) contra placebo na profilaxia de nefropatia induzida por contraste (NIC). A utilização da NAC não diminuiu a incidência de NIC.
Conclusão: a NAC não foi capaz de reduzir a incidência de NIC nem desfechos clínicos em 30 dias.
Perspectivas: A NIC é uma complicação de procedimentos diagnóstico e terapêuticos que utilizam contraste iodado e, em algumas séries, é a terceira causa de insuficiência renal aguda (IRA) adquirida em ambiente hospitalar, com incidência de aproximadamente 12%. A NIC é associada a complicações importantes como internação prolongada, necessidade de hemodiálise e aumento de mortalidade.
O uso de NAC tem o potencial de reduzir a NIC através de seus efeitos anti-oxidativos e de vasodilatação renal. A profilaxia da NIC através da N-acetilcisteína é controversa e baseada em estudos observacionais e randomizados com pequeno número de pacientes. Porém, é muito utilizada na prática, pois é uma medicação de baixo custo e bem tolerada. O estudo brasileiro é o maior ensaio clínico randomizado já conduzido para avaliar esta questão e possivelmente é um estudo definitivo para incentivar o abandono o uso de NAC na prevenção de NIC na prática clínica./.../

No comments: