Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, April 13, 2011

Cesar Gomes Victora








13 de abril de 2011 | N° 16669

DEDICAÇÃO RECONHECIDA Cumprimentos ao AMICOR Cesar Victora!

Gaúcho será premiado por contribuição à pediatria

Pesquisador mostrou como a disparidade social afeta a saúde das crianças

A dedicação de 30 anos a pesquisas na área da epidemiologia e saúde infantil do gaúcho Cesar Gomes Victora terá reconhecimento internacional. Professor emérito de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ele receberá o Prêmio por Contribuições Proeminentes para a Saúde Infantil Global do Programa de Pesquisa Pediátrica Mundial.

Responsável por estudos que são usados como base pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as recomendações sobre aleitamento materno, Victora se destacou mundialmente por realizar pesquisas com nascidos em décadas diferentes (1982, 1993 e 2004) e acompanhar a saúde deles ao longo dos anos. Com isso ele pôde comprovar que crianças que ganham peso até dois anos de idade tem mais chances de serem altas e inteligentes e as que ganham peso posteriormente têm maior tendência a obesidade na fase adulta.

Levando em conta os diferentes extratos sociais em seus trabalhos, o gaúcho foi um dos pioneiros em apontar como a disparidade social afeta o desenvolvimento de crianças.

Para eleger Victora ao prêmio, o Comitê de Seleção examinou uma lista de pesquisadores cujas contribuições têm sido grandiosas. Segundo membros do Programa, Victora foi escolhido por ser um dos maiores epidemiologistas do mundo em saúde infantil.

A entrega da distinção será no dia 2 de maio, em Denver, nos Estados Unidos. Atualmente o pesquisador se encontra no Malawi, na África, onde ministra um curso até sexta-feira.

sancler.ebert@zerohora.com.br
SANCLER EBERT | PELOTAS/CASA ZERO HORA
O trabalho
- Os estudos do professor e pesquisador gaúcho Cesar Gomes Victoria são usados como uma das bases da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definir as recomendações sobre aleitamento materno.
- Nas pesquisas, ele comprovou que crianças que ganham peso até dois anos de idade têm mais chances de serem altas e inteligente. Aquelas que ganham peso posteriormente têm maior tendência a obesidade na fase adulta.
- A Comissão de Seleção do prêmio considerou o pesquisador um dos maiores epidemiologistas do mundo em saúde infantil. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Victora tem PhD em Epidemiologia na Unidade de Avaliação e Pesquisa da United Nations Children’s Fund (Unicef).

Multimídia

No comments: