Translate AMICOR contents if you like

Saturday, February 11, 2012

Denton Cooley

Contribuições do AMICOR cirurgião Cardiovascular Dr. Paulo Roberto Prates
Cooley-Lillehay.jpgMemórias.jpg
...................................
 Caro Dr. Achutti:............ Estou voltando de Houston, mais uma vez , após ter ido ao Congresso da STS em Fort Lauderdale. Fui ao Texas Heart e encontrei o Dr. Cooley  ( 90 anos). Ganhei o livro de memórias dele com uma dedicatória que muito me emocionou. No livro existe uma foto dele operando com o Lillehey assistindo a cirurgia. O auxiliar sou eu. Quando eu contava para meus colegas que tinha auxiliado o Dr. Cooley, com o Dr. Lillehey assistindo, sentia que não acreditavam.  O Dr. Cooley foi um dos maiores (senão o maior) cirurgiões do mundo. Nunca humilhou ninguém no campo cirúrgico, mesmo a mim que muitas vezes não entendia o que ele falava. No episódio do primeiro implante de um coração artificial em 1969 ele sofreu um processo no qual foi absolvido. Durante o juri o advogado que o acusava  perguntou se ele se considerava o melhor cirurgião de coração no mundo. Diante da resposta afirmativa o advogado disse que ele era muito imodesto. O Dr. Cooley lhe respondeu, frase que ficou célebre, Doutor não esqueça que eu estou sob juramento nesta corte. Voltei mais uma vez orgulhoso e muito feliz de ter convivido com este pioneiro cirurgião. 
................................
O fato citado do auxílio cirúrgico com o Dr. Lillehey assistindo foi para demonstrar a segurança  e o respeito que o Dr. Cooley tinha por quem estava com ele. Qualquer cirurgião que tivesse uma  pessoa como Walton Lillehey assistindo a cirurgia, e que tivessa a finalidade de demonstrar sua destreza cirúrgica, escolheria como auxiliar a pessoa mais qualificada, no caso o chefe dos residentes que era americano.  Fez a cirurgia comigo de auxílio porque eu estava escalado. Infelizmente a foto se fixa no Dr. Lillehey  e o ano foi 1972. Talvez só eu me reconheça. Mesmo assim lhe envio  foto com a dedicatória no livro.
Um grande abraço   PPrates

No comments: