Translate AMICOR contents if you like

Sunday, May 13, 2012

Declaração de Gramado Declaration


CAROS amicor,

Nossa lista nasceu da discussão online da versão final deste documento, elaborado há 15 anos por um grupo de 52 participantes.
Seria muito bom se pudéssemos revisá-lo para comentar depois de tanto tempo. Ficaria muito feliz se pudesse contar com o comentário ao menos de algum dos membros daquele Seminário.

DEAR AMICOR,
Our network was born online with the discution of the final version of this document, written 15 years ago by 52 colleagues.
I wonder if we could review and comment it at least for someone that attended that Seminar. 

PROGRAMA NACIONAL DE PREVENÇÃO E EPIDEMIOLOGIA

Declaração de Gramado

 

Sobre Saúde e Prevenção das Doenças Cardiovasculares.
1 a 10 de maio de 1997.

Sob os auspícios da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade e Federação Internacional de Cardiologia, Ministério da Saúde do Brasil, da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reuniram-se durante dez dias na cidade de Gramado 52 profissionais da saúde no Primeiro Seminário Brasileiro de Epidemiologia Cardiovascular.
//..........................

Novo Paradigma

Por fim, mesmo tendo em vista os enormes avanços científicos e tecnológicos já alcançados ou em perspectiva na cardiologia, é cada vez mais necessária a construção de um paradigma de saúde e doença que viabilize o benefício de tais conquistas a toda a população. Para tanto se fazem necessárias uma reforma na educação médica e na educação dos demais profissionais da saúde, paralelamente a uma ampla discussão na qual participe a cultura popular, contribuindo para a evolução do modelo assistencial, do tradicional biomédico, para o biopsicosocial, com ênfase na saúde e não somente na doença.
**************************************************

GRAMADO DECLARATION



No comments: