Translate AMICOR contents if you like

Saturday, February 23, 2013

Saúde Global


Mapa mundial da (falta de) saúde

Levantamento mundial mapeou principais doenças e fatores de risco que assolam a humanidade. Os resultados vão contra os números divulgados pela Organização Mundial de Saúde e mostram cenário preocupante.
Por: Cássio Leite Vieira
Publicado em 14/02/2013 | Atualizado em 14/02/2013
Mapa mundial da (falta de) saúde
O levantamento identificou 291 doenças e traumas; 67 fatores de riscos e 1.160 sequelas não fatais pelo mundo. (imagem: Luiz Baltar)
Acaba de ser lançado levantamento tido como o mais amplo estudo da história para descrever as causas e a distribuição de doenças, traumas e fatores de risco do mundo. Isso (obviamente) é bom. E isso se mostrou (inesperadamente) ruim.
O chamado GBD 2010 (que poderia ser traduzido, do inglês, como Estudo do Ônus Global das Doenças) chegou causando impacto. Seus defensores alegam, com entusiasmo rotundo, que não há nada semelhante – nem de perto – em abrangência e profundidade na área de epidemiologia. Já os que se sentiram desconfortáveis com o oceano de dados apresentados alegam que os autores não primaram pela transparência. Pior: os números do estudo vão de encontro a outros – bem aceitos –, vindos, por exemplo, da Organização Mundial da Saúde (OMS)./.../

No comments: