Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, November 26, 2014

Artenusato

Estudo piloto com pacientes antes da cirurgia reduziu as taxas de recidiva e aumentou as chances de sobrevivência.
O medicamento contra malária artesunato, o qual segundo estudos recentes provou ser eficaz no controle da asma, pode ajudar contra outras doenças. Um estudo piloto britânico chegou à conclusão de que esse medicamento também é eficaz contra o câncer colorretal. Os resultados foram publicados na "EBioMedicine".
Por duas semanas antes da cirurgia para câncer de colon, cientistas na St. George's, University of London, administraram artesunato ou placebo aos pacientes. Passados 42 meses da cirurgia, a taxa de recidiva no grupo placebo era de seis em cada doze pacientes enquanto foi observada apenas uma recorrência em cada dez pacientes do grupo recebendo o medicamento ativo. Com o tratamento com artesunato, a taxa de sobrevida após dois anos foi calculada em 91 por cento; com o placebo, a taxa foi de apenas 57 por cento.
Aparentemente, o medicamento causa uma redução importante na proliferação das células tumorais, explicaram os pesquisadores. O medicamento poderia, portanto, ser uma terapia adjuvante mais barata que a quimioterapia, disseram os autores. "Estudos maiores com artesunato com o objetivo de oferecer regimes anticâncer convenientes e com boa tolerância devem ser realizados com urgência," enfatizou o líder do estudo Devinder Kumar.

No comments: