Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, November 05, 2014

Bruce Bartholow Duncan Homenageado na 14a. EXPOEPI

Em todas as edições, a EXPOEPI concede homenagem a profissionais pela relevante constribuição dos seus trabalhos para o desenvolvimento das ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no país. Um deles foi o Professor Bruce B. Duncan
Bruce Bartholow Duncan
Bruce Bartholow Duncan
Médico e mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins University (1979) graduou- se em Economia pelo Williams College (1971). Recebeu o título de doutor em Medicina – Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), e concluiu o pós-doutorado em Epidemiologia pela University of North Carolina (1993).
Mudou-se para o Brasil em 1983, foi um dos proponentes da medicina baseada em evidências no país e um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Sua pesquisa permitiu a produção de 175 artigos originais, muitos publicados em revistas como Lancet, BMJ, JAMA, Annals of Internal Medicine, Diabetes, Hypertension, American Journal of Epidemiology, e International Journal of Epidemiology.
Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor assistente adjunto da University of North Carolina (1999-2016). Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia e foco nos seguintes temas: diabetes mellitus, obesidade, e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares; medicina baseada em evidências; e atenção primária à saúde.
Na última década, assessorou secretarias do Ministério da Saúde e participou do Comitê Técnico Assessor das Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde. Integra a coordenação do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), e lidera um Centro Colaborador das Secretarias de Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. É o principal organizador do livro Medicina Ambulatorial, Condutas de Atenção Primária Baseada em Evidências, referência de publicação na área. Compõe atualmente o Comitê Editorial da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, editada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e recentemente indexada à coleção SciELO.
Alertado pela Professor Maria Inês Reinert Azambuja AMICOR também presta sua homenagem, pois foi a partir do Primeiro Seminário Nacional de Epidemiologia e Prevenção das Doenças Cardiovasculares, por ele coordenado com colaboração minha, realizado em Gramado em maio de 1997, que nasceu nossa aventura.
Apresento abaixo imagens de três páginas do rotafólio em que fazíamos anotações no encerramento do Seminário, onde se pode ver na última conclusão a ideia de se criar uma rede de comunicação. E foi a partir da troca de informações para elaboração final da Declaração de Gramado (naquele momento ainda chamada Carta de Gramado) entre 23 componentes que usavam a Internet, iniciando-se em 17 de maio daquele ano, que se iniciou o intercâmbio, batizado por sugestão do Prof. Eduardo de Azeredo Costa de AMICOR.



No comments: