Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, March 30, 2016

Exercício Físico e Saúde Urbana

Exibindo EventoDiaMundialSaudeDiabetes20160407.JPG
Exibindo EventoDiaMundialSaudeDiabetes20160407.JPGExibindo EventoDiaMundialSaudeDiabetes20160407.JPGDo Roger:
Recebemos a confirmação do Rodrigo Sudatti Delevatti (*) para participar de nossa atividade no Dia Mundial da Saúde. O Rodrigo foi indicado pelo prof. Kruel/ESEFID/UFRGS (por sua vez, sugerido pelo prof. Campani) pois é seu doutorando e tem trabalhado questões vinculadas à prática de exercícios e diabetes.

Conversei diretamente com o Rodrigo e acertamos o enfoque (saúde urbana, promoção de saúde) considerando o público-alvo, inclusive com a participação de integrantes das comunidades em que desenvolvemos atividades.

Demais convites não tiveram confirmação até a presente data. Tendo em vista que temos apenas uma semana para divulgação, entendo que a programação possa centrar-se nesses aspectos – e aproveitarmos também para pensarmos e discutirmos os espaços urbanos em relação à atividade física e seu impacto na saúde das populações.

Convido para a palestra "Diabetes e Exercício Físico””. O evento será realizado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04), data de fundação da OMS que definiu como tema para este ano “Diabetes”.

A epidemia de diabetes tem aumentado rapidamente em muitos países. Uma grande percentagem dos casos de diabetes pode ser prevenida. A diabetes tem tratamento, pode ser controlada e as complicações podem ser evitadas. A atividade física tem um papel fundamental na promoção da saúde. Nossas cidades devem estar preparadas para proporcionar condições adequadas à prática de exercícios como forma de atuar sobre a diabetes.

Data: 07/04, quinta-feira.
Horário: 19h-21h.
Local: Auditório da Faculdade de Medicina da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2400 – 4º andar).

O palestrante será Rodrigo Sudatti Delevatti, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento/UFRGS.

Conheça as atividades do Programa Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades em: www.ufrgs.br/saudeurbana.

Mini-currículo:
(*) Graduado em Educação Física pela Faculdade Metodista de Santa Maria, especialista em Fisiologia do Exercício - Prescrição de Exercícios pela Universidade Gama Filho, mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atua principalmente nas áreas de fisiologia do exercício, fisiologia aquática, avaliação e prescrição de exercícios no meio aquático e meio terrestre e treinamento físico para populações especiais.

No comments: