Translate AMICOR contents if you like

Friday, June 24, 2016

Promoção da Saúde com Perspectiva Urbana

Anais 22o Conferência Mundial de Promoção da Saúde Saúde Soc. São Paulo, v.25, supl.1, 2016

Este debate foi coordenado pela Morgana Thais Carollo Fernandes.

DEBATE SOBRE IDEIAS INOVADORAS E PERGUNTAS DESAFIADORAS EM SAÚDE URBANA COM INTERFACE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Paulo Roberto Pizá Teixeira; Aloyzio Cechella Achutti; Morgana Thaís Carollo Fernandes; Rogerdos Santos Rosa; Maria Inês Reinert Azambuja; Fatima Ali; Paulo Fernando Pizá Teixeira; Camilo Darsie de Souza
Brasil

Introdução: A presente oficina de trabalho propõe uma reflexão do conceito de promoção da saúde, que permita instigar os participantes a refletir sobre saúde não como um objetivo final, mas como um dos componentes, bastante instáveis, na história natural da vida. O objetivo mais adequado para promoção da saúde é a vida e sua qualidade, entretanto refletir a promoção da saúde não pode se referir apenas a indivíduos precisa ser populacional e ecológica, focada na cultura e momento histórico/geográfico.

A desagregação de objetivos, como saúde isolada dos seus fatores de risco e focada somente na erradicação de doenças, e fora do contexto social e histórico facilmente perdem a perspectiva e comprometem a efetividade de possíveis intervenções de promoção da saúde. Os autores consideram que, atualmente, a estratégia de Saúde Urbana, tem potencial de ser um passo adiante na Promoção da Saúde, ao garantir  o foco nas populações em seus ecótopos.Precisam-se mais do que somente médicos para a qualidade de vida e então para se promover saúde para todos.

Faz-se necessário o envolvimento e mobilização de cisão, detentores de poder e formadores de opinião. A compreensão da morte no projeto da história natural reduziria o impacto de um dos espectros a perturbar a visão de futuro e geradores de ansiedade e busca de alternativas indesejáveis, em nossa sociedade atual. A moldura urbana nos conduz necessariamente às condições reais de vida da população, e todos seus desafios e condicionantes, motivo pelo qual preferimos pesquisar e agir sob essa referência, incluindo-se a Promoção da Saúde. Objetivos gerais: Alinhar questionamentos exigindo maiores discussões e busca de adaptações de linguagem para melhor compreensão e mobilização social. Objetivos de aprendizagem da oficina: Proporcionar um debate entre o grupo sobre o conceito atual da promoção da saúde frente à realidade dos dias atuais e os temas relacionados com a Saúde Urbana, governança, urbanização, comunicação social. A partir da origem
da Promoção da Saúde, analisar seus avanços e a situação atual propondo novos caminhos. Refletir
sobre saúde, qualidade de vida, qualidade da morte, população, cultura, meio ambiente, desenvolvimento humano sustentável, momento histórico/geográfico, dentre outros aspectos relevantes.
Metodologia: A oficina compreenderá três blocos de aprendizagem sendo um de apresentação (30 min) outro de discussão das questões propostas (30 min) e um terceiro de reflexão e avaliação do processo de aprendizagem. A partir da explanação dos pontos supracitados, sugere-se dividir os participantes em dois a três grupos e estimular a participação por meio de discussões críticas envolvendo questões reflexivas acerca da promoção da saúde em diferentes realidades.
1) O destaque para a Saúde não seria um fator de discriminação e de frustração, já que a Doença e a Morte fazem também fazem parte da História Natural?
2)Sabendo da enorme quantidade de pessoas aditasa drogas, encarceradas, e motivadas para guerra,
competição de mercado e disputas políticas, como poderíamos incluí-las na Promoção da Saúde?
 3) O foco em prevenir contra produtos nocivos, alimentos e outros hábitos ou estilos de vida, sem evidente reação contra a promoção da competitividade doentia, agressividade e violência, modelos de desenvolvimento predatório e de acumulação desigual de bens e recursos, não prejudica a mensagem da Promoção?
4) Será possível encontrar uma nova linguagem e argumentos inteligíveis e comuns assim como a mídia e os recursos de comunicação estão sendo utilizados em sentido adverso?
5) Haveria um caminho para o desenvolvimento mental e comportamental que permitisse o convívio não predatório e promotor da Qualidade de Vida com misericórdia e solidariedade?
Resultados esperados: Reflexão sobre diversidade humana e promoção da saúde e posteriormente um documento a ser encaminhado a OMS contendo as reflexões trabalhadas na oficina.

No comments: