Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, July 20, 2016

Prof. Sérgio Ferreira (1934-2016)


Artigo do AMICOR Fernando Neubarth

18 de jul (Há 2 dias)

Prezados, 
compartilho Newsletter que escrevi em nome da SBR em homenagem ao Prof. Sérgio Ferreira falecido ontem, 17 de julho de 2016. Todos nós que trabalhamos em prol da saúde e na busca de melhores terapias devemos muito a ele.
Grande abraço,
Fernando Neubarth 18.7.2016 Presidente da SBR – 2006-2008
++++++++++++++++++++++++
Nascido em Franca (SP), em outubro de 1934, Sérgio formou-se médico pela USP em 1960 e logo iniciou sua carreira de pesquisador na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, tendo chegado a professor emérito. Lá realizou a descoberta que o tornaria mundialmente conhecido: o fator potenciador da bradicinina, a partir do veneno da jararaca, revolucionando a terapêutica de controle da pressão arterial.
Na área da reumatologia sua contribuição também foi notável. Trabalhou no grupo de John Vane no Royal College of Surgeons, no estudo da atividade anti-inflamatória da aspirina, demonstrando que a ação era devida à capacidade de inibir a produção de prostaglandinas, numa provável competição com o sítio ativo da enzima cicloxigenase (COX). Foi Sérgio Ferreira quem sugeriu a hipótese de que existiriam isoformas dessa enzima, mais tarde chamadas COX-1 e COX-2. Em 1982, Vane ganharia o prêmio Nobel./.../

No comments: