Translate AMICOR contents if you like

Saturday, September 17, 2016

Nosso filho Luiz Eduardo e a fotografia

17/set/2016, 14h57min

Fotógrafo refaz olhares sobre Cuba, 30 anos depois

Voltar a Cuba e refazer as mesmas fotos feitas há 30 anos foi o projeto que Luiz Eduardo Achutti conseguiu realizar este ano. (Fotos: Luiz Eduardo Achutti)Voltar a Cuba e refazer as mesmas fotos feitas há 30 anos foi o projeto que Luiz Eduardo Achutti conseguiu realizar este ano. (Fotos: Luiz Eduardo Achutti)
Jari da Rocha
Voltar à ilha e refazer as mesmas fotos de 30 anos, este é o projeto que Luiz Eduardo Achutti havia iniciado em 1986. Agora, retomado, conta com a passagem do tempo e com sua narrativa fotográfica. Fotógrafo há 40 anos, Achutti é doutor em antropologia pela da Universidade de Paris 7 Denis – Diderot e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor de vários livros, começou sua carreira profissional no Coojornal em Porto Alegre. Em 1981, fotografou Elis Regina quando ela fez seu último show em Porto Alegre “Trem Azul”. Acompanhou o artista plástico Iberê Camargo em seu último ano de vida, trabalho que rendeu exposição e o livro Iberê Camargo por Achutti, de 2004. Também documentou a feitura, criação do nascimento de “Um Guerreiro”, o maior de todos (3,35 metros de altura) que hoje mora no Margs, do escultor Xico Stockinger, cujo resultado foi a publicação do livro A Matéria Encantada – Xico Stockinger, de 2008. Em 2011 uma exposição na UFRGS homenageou os 35 anos do fotógrafo, quando foi lançado o livro Projeto Percurso do Artista: Achutti.
Incansável, Achutti segue narrando através da fotografia. Sua tese sobre a Fotoetnografia (a Fotografia como forma narrativa visual para discorrer sobre assuntos do campo antropológico) é a sua prática de trabalho. Seu mais recente trabalho pode ser visto no livro “Guaíba”, de 2014. A trajetória e o currículo variado de Achutti impressionaram o escritor Millôr Fernandes, depois de ter sido fotografado vestindo um falso fardão da Academia Brasileira de Letras, feita pelo fotógrafo nos bastidores de um show humorístico no Theatro São Pedro. “Talvez aqui esteja representada uma parte, pequena, do que é um grande fotógrafo. (…) Não há grande fotógrafo sem uma segura base cultural”, disse então Millôr.
Em entrevista, Achutti, que fará parte do novo documentário de Silvio Tendler, “Sonhos interrompidos”, fala da experiência de suas viagens a Cuba e dos registros fotográficos comparativos que realizou por ocasião de sua estada mais recente na ilha./.../

No comments: