Um painel de especialistas internacionais emitiu uma forte recomendação contra a prescrição de hormonas da tiroide para adultos com hipotiroidismo subclínico (HSC).
Este conselho faz parte da iniciativa de “Recomendações Rápidas” do periódico BMJ e baseia‑se em novas evidências que demonstraram que a terapêutica hormonal não melhora a qualidade de vida nem os sintomas, incluindo depressão e fadiga, nesta população de doentes.
A análise dos dados de 21 ensaios envolvendo 2192 participantes comparou os efeitos do tratamento com terapêutica hormonal a nenhum tratamento ou a placebo em adultos com HSC.
Verificou‑se que, para os adultos com HSC, as hormonas da tiroide não demonstraram, de forma consistente, quaisquer benefícios clinicamente relevantes quanto à qualidade de vida ou aos sintomas relativos à tiroide, incluindo sintomas de depressão, fadiga e índice de massa corporal (IMC). A hormona da tiroide também teve pouco ou nenhum efeito nos eventos cardiovasculares ou na mortalidade. Os autores afirmaram igualmente que não podiam excluir a possibilidade de malefícios com o tratamento.
Pelo contrário, os autores aconselharam os clínicos a monitorizar a progressão ou a resolução da disfunção da tiroide nestes adultos.
A recomendação não se aplica a mulheres que estejam a tentar engravidar nem a doentes com níveis particularmente elevados de tirotropina (TSH) (> 20 mIU/L). Poderá não se aplicar a doentes com sintomas graves ou com idade inferior a 30 anos.
No comments:
Post a Comment