Translate AMICOR contents if you like

Sunday, October 18, 2020

Dia do Médico

PARABÉNS A TODOS OS AMICOR!
Dia do Médico - História O Dia do Médico comemora o nascimento do médico pesquisador Carlos Juan Finlay e Barrés em Puerto Principe, Cuba, em 1833. Carlos Finlay foi um marco na história da medicina e da humanidade, pois descobriu a origem e o modo de transmissão da febre amarela em 1881. Esta doença é causada por um vírus (arbovírus) transmitido por um mosquito de origem africana conhecido como Aedes Aegypti. A partir desta descoberta ele foi capaz de tratar e curar essa doença, e, assim, salvar milhões de vidas até a data presente. Finlay fez tal descoberta em meio a uma epidemia de febre amarela que atacou o continente americano no final do século XIX. Este dia também presta homenagem às pessoas que exercem a profissão de médico e sua contribuição em ajudar a salvar milhares de vidas todos os dias. É comemorado no dia 3 de dezembro de cada ano.
ACADEMIA SUL-RIO-GRANDENSE DE MEDICINA - 30 anos DIA DO MÉDICO Temos muito a nos orgulhar neste 18 de outubro , o primeiro Dia do Médico acontecendo em meio a maior pandemia dos tempos recentes. Nunca a Medicina esteve em tamanha evidência como agora, orientando a prevenção, propondo tratamentos , buscando vacinas e, sobretudo, mantendo a esperança. É com esse espírito que a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina saúda os seus membros e demais médicos, certos de nossa tenacidade e resiliência. Porto Alegre, 18 de outubro de 2020. A DIRETORIA
< Dia do Médico - Fatos e Citações O Dia do Médico foi comemorado pela primeira vez em 1953, durante um congresso da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), realizada na cidade Dallas.Ali foi instituído o dia 3 de dezembro como Dia da Médico em homenagem ao Dr. Finlay. Apesar de apresentar as suas descobertas sobre a origem e modo de transmissão da febre amarela em 1881, as teorias de Carlos Finlay só foram aceitas em 1901. Neste ano, cientistas do México, Cuba, Estados Unidos e Europa recomendaram seguir a teoria de Dr. Finlay, iniciando em Havana a erradicação de mosquitos transmissores dessa doença. Sua descoberta foi cientificamente confirmada pela primeira vez em 1927. Este ano, três médicos de origem nigeriana (Adrian Stokes, Johannes H. Bauer e Paulson N. Hudson) foram capazes de analisar e verificar o vírus causador da febre amarela. A primeira vacina que obteve sucesso na cura da doença foi desenvolvida em 1937 por Max Theiler, um microbiologista de origem sul-africana.

No comments: