Translate AMICOR contents if you like

Sunday, March 28, 2021

3.022 AMICOR 23

 

3,1 mi curtiram isso · Empresa de mídia/notícias
15 de abr de 2020 
Público
 
13 anos após sua morte, June Almeida está sendo reconhecida como a pioneira cujo trabalho acelerou a compreensão do novo coronavírus que está se espalhando pelo mundo.
#From: Psiché Magazine
#From WHO - origins of SARS-COV-2
WHO calls for further studies on origin of SARS-CoV-2

The report of the international team on its Wuhan field visit, from 14 January to 10 February 2021, is published. WHO Director-General Dr Tedros Adhanom Ghebreyesus calls for further studies.
#Associação dos Amigos da Biblioteca Pública
Assumiu a direção nosso ex-Presidente Gilberto Schwartzmann
 Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.  
Trata-se de uma instituição com elevado valor simbólico para a cultura de nosso Estado.  
Seu acervo é de cerca de 250.000 obras, muitas delas raríssimas. Há também uma rica documentação histórica sobre os dois últimos séculos em nosso Estado. 
Caso os acadêmicos tenham interesse em se associar à Biblioteca, por gentileza, façam contato comigo através de mensagem diretamente ao meu telefone e WhatsApp 981516848.  
A anuidade é de 80 reais e nossa ideia é estimular um programa de novos associados, para cobrir os seus custos de manutenção. 
Um abraço a todos! 
Gilberto Schwartsmann
#From: Aeon Magazine Videos Collection
https://aeon.co/videos/
#Airton Fischmann +02/04/2021

Obituário por Eduardo de Azeredo Costa

Faleceu na manhã de hoje o médico-sanitarista Airton Fischmann aos 79 anos de idade.
No dia 22 de marco - o dia de sua primeira aula na então Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre - quando completou 60 anos de dedicação á medicina, estava hospitalizado para remoção de um tumor de cabeça de pâncreas.
 
Airton foi um aluno dedicado e boa praça. Amigo de todos e participativo. Jogava de goleiro no time da faculdade e basquete na Associação Cristã de Moços. No intervalo das aulas se formava um grupo que batucava e cantava e lá estava o Airton com um caixinha de fósforos com a qual fazia breques. Na minha equipe de secretários do Centro Acadêmico lá estava ele ajudando e promovendo atividades, sempre se posicionando à esquerda naquele difícil ano de 1964. Nos anos seguintes foi se consolidando em um grupo da turma e entre outros contemporâneos de faculdade o sentimento de precisar servir aos mais pobres e à saúde pública brasileira, como opção profissional engajada.
 
Airton Fischman ao se formar em dezembro de 1966 iria se dedicar à tisiologia no Hospital Partenon. Lá iria fortalecer laços com Clóvis Tigre e Moacyr Scliar, entre outros.
Já em 1967/68, a Campanha de Erradicação da Varíola, precisava recrutar sanitaristas para as atividades de Vigilância Epidemiológica que se operacionalizaria através de uma Unidade de Planejamento da Fundação SESP, em convênio com a Secretaria Estadual de Saúde e Meio Ambiente, dirigida por Waldir Arcoverde, para a qual Airton, como Cláudio Marcos da Silveira, e outros hoje renomados epidemiologistas, foram recrutados. Nesse período Airton fez o curso de saúde pública em São Paulo. Mais tarde, como diretor da Escola Estadual de Saúde Pública, criada em 1967, organizada por Jorge Ossanai, Airton implementaria os cursos básicos de saúde pública, dando também o apoio necessário para que realizássemos a Pesquisa de Hipertensão Arterial no Rio Grande do Sul, da qual participaria Aloysio Achutti, resultado de um convênio da Fiocruz com a SESMA, quando Jair Soares era o Secretário de Saúde. Airton Fischmann foi também Diretor Geral de Saúde Pública na gestão de Germano Bonow como Secretário de Saúde.
 
Apesar de aposentado há alguns anos e com firme disposição de se dedicar à família à música e aos amigos não conseguiu levar esse intento adiante. É ainda de fevereiro de 2020 o email que recebi de Airton alertando e mandando os primeiros artigos sobre o “novo coronavirus” na China. Em março, mandaria um manual de prevenção feito por uma chines. E nesse ano pandêmico nos comunicamos quase diariamente para trocar idéias sobre a pandemia, comentar o cenário nacional e assinar manifestos anti-fascistas e falar sobre nossos colegas de turma, em especial. Sem esquecer das tradições coloradas que nos arrebatavam e uniam. Depois que meus pais faleceram, ao ir a Porto Alegre, algumas vezes me hospedei na casa da Jane e do Magrão, seu apelido entre nós da turma, e claro fomos a jogos no Beira-Rio, com Maurício, seu filho, como também com os outros dois, Daniel e Luciano, do primeiro casamento com a Beatriz. Seus netos, entre eles, um Eduardo, eram motivo de amor transbordante, palpável nas fotos que mandava.
 
Conheci os pais do Airton, no início da faculdade. As vezes jantava na casa deles. Pessoas generosas de quem Airton soube levar sua ternura e correção em todas as suas relações pessoais e profissionais.

Researchers find evidence that neural systems actively remove memories, which suggests that forgetting may be the default mode of the brain.c
#Feliz Páscoa aos AMICOR e visitantes
Capelinha que fiz na dácada de 40 como atividade escolar de trabalhos manuais com serrinha em madeira que é guardada pela minha irmã Maria Helena em seu aparetamento em Santa Maria. Ela colocou também uma rosa de lã feita por nossa filha e mais uma imagem de Na. Sra. de Belém, cuja história vai depois me contar.
#From: The Start-up

The Real Reason Humans Are the Dominant Species
The Real Reason Humans Are the Dominant Species
Justin Rowlatt, BBC
From early humans rubbing sticks together to make fire, to the fossil fuels that drove the industrial revolution, energy has played a central role in our development as a species. But the way we power our societies has also created humanity’s biggest challenge. It’s one that will take all our ingenuity to solve.
Save to Pocket
Related Topics

No comments: