Translate AMICOR contents if you like

Sunday, October 05, 2008

Aliança de Controle do Tabagismo

Nosso Programa de Controle do Tabagismo aqui da Secreetaria da Saúde e do Meio Ambiente de nosso Estado foi uma das primeiras visitas da Dra. Vera quando começou a trabalhar nesta área. Eu era Coordenador do Serviço de Prevenção das Doenças Crônicas-Não-Transmissíveis e tive a grata satisfação de recebê-la.

Perfil: Vera Luiza da Costa e Silva

O perfil desta edição é da consultora sênior do programa Tobacco Free Initiative da Organização Mundial da Saúde, a pneumologista Vera Luiza da Costa e Silva, ex-chefe da Tobacco TFI, um ícone do controle do tabagismo no Brasil. Aqui, ela relembra a fase em que o controle do tabagismo ainda engatinhava e aponta os principais desafios para o setor.

ACT: Você é a própria tradução da história do controle do tabagismo no Brasil. Como você foi trabalhar nesta área, numa época em que o tema era quase que desacreditado por todos?

Vera Luíza da Costa e Silva: Minha história começa em 1985, quando o tema ainda engatinhava no Brasil e não fazia parte de quase nenhuma agenda de saúde no mundo. Nesta época, eu trabalhava como médica clinica no Instituto Nacional de Câncer, quando três fatores me levaram a mudar os rumos de minha vida:

  • Vivenciar o sofrimento de minha mãe em sua luta (perdida) contra o câncer. Isso me deu a perspectiva de que tratar doenças não basta, é preciso preveni-las. Alguns anos depois, foi a vez do meu pai sofrer da mesma doença, o que sedimentou ainda mais minha decisão.
  • Retornar ao INCA depois de uma licença maternidade e descobrir que havia sido mudada de função por conta desta ausência. Frente à minha frustração, decidi ampliar os horizontes, passando a me envolver com temas como lutas salariais e condições de trabalho no hospital... e gostei!
  • Descobrir que eu levava jeito e tinha prazer em negociar soluções para problemas quando ajudei a resolver uma greve no INCA. Recebi de imediato um convite do Ministério da Saúde para trabalhar com prevenção do câncer. Como eu era pneumologista, o trabalho com controle do tabagismo foi uma decorrência lógica. Em poucos meses já estava completamente entregue ao desafio do controle do tabagismo.

No comments: