Translate AMICOR contents if you like

Sunday, October 26, 2008

Ipea: envelhecimento desafios para Estado, mercado e família

(Recomendado por Dra. Maria Inês Reinert Azambuja)
Paula Laboissière 
Repórter da Agência Brasil 
Brasília - O processo de envelhecimento da população brasileira, apontado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), altera não apenas a vida dos indivíduos e as estruturas familiares como também aumenta a demanda por políticas públicas e a pressão por uma maior distribuição de recursos. As conseqüências, de acordo com estudo do instituto, são vistas “com preocupação” e representam desafios para o Estado, para o mercado e para as famílias. As análises fazem parte de um estudo divulgado hoje (7) pelo instituto, elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007.

A coordenadora do grupo técnico de população e cidadania do Ipea, Ana Amélia Camarano, lembra que o envelhecimento da população é uma “tendência universal” e que, muitas vezes, as pessoas associam o envelhecimento apenas ao aumento da expectativa de vida e à redução da mortalidade.

“Ele tem a ver com o fato de que se tem menos crianças e mais gente nas idades mais avançadas. Isso tende a se acentuar porque os anos 50 e 60 foram os anos do boompopulacional. Os baby boomers vão se tornar agora os elderly boomers – estão envelhecendo e chegando lá na ponta.”

Dentre as quatro políticas identificadas pela pesquisa como de maior importância para a população idosa em crescimento estão: renda para compensar a perda da capacidade laborativa (previdência e assistência social), saúde, cuidados de longa duração e a criação de um entorno favorável, que inclua aspectos como habitação, infra-estrutura e acessibilidade./.../

No comments: