Translate AMICOR contents if you like

Sunday, October 19, 2008

Os Custos da Doença Cardiovascular no Brasil: um Breve Comentário Econômico


Artigo / Article 
 Os Custos da Doença Cardiovascular no Brasil: um Breve Comentário Econômico
:. Giácomo Balbinotto Neto e Everton Nunes da Silva
Editorial na última edição dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, a respeito de nosso artigo que foi publicado na edição anterior.
Azambuja MIR, Foppa M, Maranhão MC, Achutti AC. Impacto econômico dos casos de doença cardiovascular grave no Brasil: uma estimativa baseada em dados secundários. Arq Bras Cardiol. 2008; 91 (3): 163-71.

Caros leitores, acreditamos que o primeiro passo para entendermos um problema é sabermos a sua dimensão e custos. Assim, o objetivo deste editorial é mostrar a importância e as limitações dos estudos econômicos de custo da doença (CdD), em especial as doenças cardiovasculares severas e as recentes contribuições que podem emergir da avaliação econômica em saúde.Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2003, a proporção de brasileiros que declarou ter doença do coração foi de 3,61%, totalizando cerca de sete milhões de indivíduos. A prevalência de doença do coração não é homogênea ao longo da distribuição etária da população, como é de se esperar. Por exemplo, na faixa etária entre zero e 34 anos, a prevalência é de 0,87%, enquanto que para a população acima de 64 anos é de 19,20%. As mulheres representam aproximadamente 60% de todos os casos declarados de doença do coração (ver Tabela 1)./.../
 

No comments: