Translate AMICOR contents if you like

Saturday, August 01, 2020

Aureliano de Figueiredo Pinto



ALMANAQUE GAÚCHO

Aureliano de Figueiredo Pinto, 122 anos

Se vivo fosse, Aureliano de Figueiredo Pinto completaria 122 anos neste 1º de agosto. Entretanto, o escritor, poeta e médico, nascido em 1898 em Tupanciretã, viveu somente metade deste ciclo. Ao morrer, em Santiago, na região central do Estado, tinha 61 anos, coincidentemente o mesmo período de tempo contado desde sua morte em 22 de fevereiro de 1959 até hoje.

A produção literária do clínico geral correu o risco de sobreviver só em manuscritos caseiros . O destino, porém, se impôs com a força devastadora da qualidade de quatro livros (três póstumos), na musicalização de versos (especialmente por Noel Guarany) e na gravação de poemas de declamadores gauchescos. Quando seu filho José Antônio, de 15 anos, lia escondido os misteriosos escritos trancados na biblioteca, uma de suas obras correu o risco premente de extinção, pois Aureliano flagrou o jovem varão dedicado à leitura do que julgava ser inebriante pornografia elaborada pelo pai nas horas secretas da madrugada. "Pois lhe dou uma coleção completa de Eça de Queiroz e o senhor lendo esta porcaria!", bradou, ordenando que queimassem tudo. O fogo consumiu a primeira folha, mas o restante, sapecado pelas chamas, foi salvo pela atenta esposa, Zilah. Eram originais de Memórias do Coronel Falcão, só publicado em 1973, pela Editora Movimento, com a página recuperada pela memória do irmão Plínio e do amigo médico Antero Marques, aos quais permitiu ler a obra, considerada por críticos como um dos 10 melhores romances gaúchos.

O episódio foi resgatado pelo próprio filho José Antônio de Figueiredo Pinto - médico como o pai e membro honorário da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, cuja cadeira número sete tem Aureliano como patrono -, em live promovida pela entidade no último dia 14 de julho, no Encontro de Medicina e Literatura, compartilhando aspectos marcantes da obra de impressionante vigor narrativo e de elevada sensibilidade sobre a vida campeira.

Ao concluir o vestibular, em 1959, na Capital, José Antônio correu para a Editora Globo e apressou-se em levar ao pai, gravemente enfermo na cidade de Santiago, os 10 primeiros exemplares do único livro que o autor viu publicado: Romances de Estância e Querência - Marcas do Tempo. Sem forças sequer para elaborar dedicatórias, ditadas à filha Laura Maria, só fixou a assinatura. Morreu três dias depois, sem jamais conhecer a impressão do seu imprescindível legado, completado por Armorial de Estância e Outros Poemas, Memórias do Coronel Falcão e Itinerário - Poemas de Cada Instante.

Colaborou: Carlos Henrique Menke, Presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM)

RICARDO CHAVES

No comments: