Translate AMICOR contents if you like

Sunday, August 30, 2020

Buenos Aires 1974

Na data de hoje, em 1974 se encerrava  31/08/1974 -V Conferência Panamericana de Estudio y Prevención de la Fiebre Reumática. na qual compareci, juntamente com Valderês, como Membro da Delegação  Nacional do Brasil.  La conheci Simón Muñoz Armas(Venezuelano que posteriormente foi Reitor da Universidade), falecido há alguns anos.
Na ocasião se constituiu um Grupo de Estudos Inter-Países para o controle da Febre Reumática na Comunidade, patrocinado pela Organização Pnamericana da Saúde. Até então estas conferências era mais oportunidades para se reunirem estudiosos do assunto, apresentando os resultados de seus estudos e pesquisas. A partir de então  adquiriu um caráter mais operativo e com pretensões de intervenção populacional. cuja primeira reunião se deu aqui em Porto Alegre  e da qual fui coordenador. Vou verificar a data mas parece que foi em 1975, na Escola de Saúde Pública que funcionava nos altos do Edifício Coliseu,, cujo Diretor era Ayrton Fischmann..
No dia seguinte 01 de setembro iniciava-se o Congresso Mundial de Cardiologia no qual estava Zbinek Pisa Diretor da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Organização Mundial da Saúde que, na volta de BA, para minha surpr3esa fez escala em Porto Alegre para visitar nosso Ambulatório de Cardiologia Preventiva que havíamos inaugurado (07/02/1974)  no Centro de Saúde 2 (também chamado de Modelo)  que foi onde começamos nosso  Programa de Prevenção da Febre Reumática que depois se estendeu para Doenças Crônicas, Não Transmissíveis e posteriormente para Promoção da Saúde
 foto da ocasião.

No comments: