Translate AMICOR contents if you like

Sunday, January 30, 2011

REDE BRASIL CENTRAL DE HIPERTENSÃO – RBH –

Geniberto Campos

 


Meu caro Achutti,
Acabei de reler o seu editorial no número de outubro de 2010 dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, vol. 95, n 4., intitulado “INÉRCIA CLÍNICA”.

(AMICOR: Monday, October 18, 2010)

 De forma muito elegante vc critica  o que talvez venha a se chamar um dia a “INÉRCIA SOCIAL”, na qual nós profissionais de saúde abstraímos em nossas análises os determinantes sociais da saúde, essenciais para entender e interpretar as questões, muitas vezes complexas, envolvidas na Saúde Pública. Trata-se de um texto brilhante, seminal e que, espero, seja levado em conta, por quem de direito. Bela contribuição, Achutti.
Queria agradecer o artigo do BMJ, que vcs traduziram e colocaram no AMICOR. Já o conhecia, desde o ano passado, graças à Dra. Rosa Sampaio, do MS. Temos que fazer circular amplamente o seu conteúdo, onde o dr. Harris mostra que o Brasil vai muito bem do ponto de vista da saúde pública, fala da importância do SUS e do PFS, fatos, repito, fatos que muita gente boa desconhece e que só sabem repetir o bordão – “ a saúde no Brasil está um caos...”. Existem sim problemas sérios na área assistencial, muitas vezes causados pela ausência completa de visão estratégica dos problemas, centrando o foco de preocupações e as intervenções na área hospitalar, com desperdício de recursos e desenvolvendo esforços inúteis para solucionar problemas que repercutem nos hospitais, mas que têm origem em outros locais do sistema.;

Por aqui, há alguns meses, temos nos reunido com grupo de médicos da Secretaria de Saúde e do setor privado/conveniado para formatar o que estamos chamando de REDE BRASIL CENTRAL DE HIPERTENSÃO – RBH – (esse B aí é importante, pois poderá significar Brasileiro, no futuro), com área inicial de abrangência no Distrito Federal e depois... vamos ver. O Documento-Base está quase concluído e faltam alguns acertos estratégicos para darmos a largada. Não queremos depender exclusivamente do serviço público para tocar a Rede, algumas ações serão desencadeadas nas clínicas e hospitais conveniados, outrora chamados de particulares.

Finalmente, pergunto o que vc achou do documento elaborado pela “Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde”, publicado em 2008? 

Sunday, September 28, 2008

Determinantes Sociais da Saúde

AS CAUSAS SOCIAIS DAS INIQÜIDADES EM SAÚDE NO BRASIL
Relatório Final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde
(CNDSS) Abril 2008 

Cartas para a redação... abs, geniberto

No comments: