Translate AMICOR contents if you like

Monday, January 17, 2011

Wikipédia:Uma década de informação colaborativa

14/01/2011 - 11:40 - ATUALIZADO EM 14/01/2011 - 12:28
A Wikipédia comemora dez anos neste sábado (15), tendo se tornado um dos site mais importantes do mundo. Durante essa década, a enciclopédia livre foi criticada duramente por conta da confiabilidade e da precisão de seus aritigos - afinal, em tese, qualquer um pode editá-los -, mas cresceu para se tornar parte cotidiana da vida online: um dos dez sites mais acessados do mundo e principal repositório online do conhecimento humano. No fim, imprecisões ocorrem - só que muito menos do que se imaginava, e são corrigidas rapidamente.REDAÇÃO ÉPOCA
A Wikipédia comemora 10 anos neste sábado (15). Depois de críticas sobre a precisão de seus artigos, se transformou em uma das principais fontes de informação da redeUma pesquisa na Pew divulgada na quinta-feira (13) mostra que 53% dos usuários de internet dos Estados Unidos acessam regularmente a Wikipédia para buscar informações. Isso não é muito menos do que os 61% dos americanos que usam redes sociais com regulariedade, ou dos 66% que assistem a vídeos no YouTube. Claro que a maior parte dos usuários vai apenas consumir informações e não editar a Wikipédia, mas essa é uma característica comum das mídias sociais ou interativas.
A campanha anual por recursos da Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que gere a Wikipédia e seus sites irmãos, como o Wikiquote e o Wikibooks, é um exemplo de como a interação com os usuários da internet tem aumentado. Em 2009, a fundação arrecadou US$ 8,59 milhões a partir de 230 mil doações. Em 2010, foram US$ 16 milhões, com 500 mil doações de 140 países. Esse dinheiro serve para manter a Wikipédia no ar sem a necessidade de propagandas, o único site entre os 10 maiores sem publicidade.
Confira alguns dados sobre a Wikipédia no mundo: /.../

No comments: