Translate AMICOR contents if you like

Sunday, June 24, 2012

Seleção de grupo


Guerra acadêmica sobre a evolução da ética

RESUMO O biólogo americano E. O. Wilson causa celeuma ao argumentar, em livro, em favor da "seleção de grupo", forma de seleção natural que afeta grupos, e não indivíduos. Ao minimizar importância da tradicional "seleção de parentesco", Wilson propõe uma nova visão sobre a trajetória evolutiva de insetos e humanos.
REINALDO JOSÉ LOPES
ILUSTRAÇÕES ANDRÉ FARKAS
EDWARD OSBORNE Wilson, 82, nunca foi um sujeito modesto, embora quase todos os que o conhecem façam questão de louvar a gentileza um tanto antiquada do biólogo, um dos derradeiros exemplares de "cavalheiro do Sul" dos EUA (ele nasceu no Alabama).
Em livro que acaba de ser lançado, o pesquisador da Universidade Harvard -uma das maiores autoridades mundiais em formigas e "bicampeão" do Prêmio Pulitzer- decidiu revisar sua própria (e grandiosa) explicação sobre as raízes da natureza humana.
Em obras como "Sociobiology: The New Synthesis", de 1975, Wilson já explorava o foco da discórdia atual: por que, afinal, somos (ao menos de vez em quando) altruístas? Para ele, a explicação mais correta está na "seleção de grupo", ideia com fedor de heresia para uma parcela importante dos teóricos da evolução./.../

No comments: