How augmented reality could change the future of surgery
11:04 minutes · TEDWomen 2017
If you're undergoing surgery, you want the best surgical team to collaborate on your case, no matter where they are. Surgeon and entrepreneur Nadine Hachach-Haram is developing a new system that helps surgeons operate together and train one another on new techniques -- from remote locations using low-cost augmented reality tools. Watch the system in action as she joins a surgeon in Minnesota performing a knee surgery, live on her laptop from the TED stage in New Orleans. As Hachach-Haram says: "Through simple, everyday devices that we take for granted, we can really do miraculous things." (This talk contains graphic images of surgery.)
|
.............
Houve uma mudança extraordinária em nosso tempo de vida profissional. A cardiologia e a cirurgia cardiovascular são exemplos notórios disso.
Quando estudante de medicina, e depois como médico em Santa Cruz do Sul, eram cirurgias frequentes apendicectomia para tratamento de “apendicite crônica” e histeropexia para tratamento de “dor pélvica”. Gastrectomia era restrita a alguns poucos cirurgiões de exceção em nosso estado.
Tudo mudou enormemente. Houve o imprescindível avanço da anestesia e a criação de Salas de Recuperação e CTIs. Foi fundamental os cirurgiões saírem, inicialmente para São Paulo-Rio de Janeiro-Buenos aires. Mas a grande mudança veio de estágios nos Estados Unidos.
As grandes mudanças iniciais: neurocirurgia, cirurgia cardíaca e vascular, e em seguida, transplante de órgãos.
Mais recente: cirurgia minimamente invasiva com laparoscopia e toracoscopia, além, de outra aplicações.
E agora: a cirurgia robótica já é uma realidade. O HCPA já tem o equipamento e o HMV acaba de adquirir. Nos Estados Unidos e na Europa já existem centenas de equipamentos em funcionamento regular.
E vamos inexoravelmente par a cirurgia a distância, como na apresentação acima.
Isso ocorreu vem ocorrendo com a cirurgia. Não ficam atrás a clínica e os métodos de diagnóstico. Cabe ressaltar a radiologia e as atividades conexas.
Achutti, em 60 anos de atividade médica houve tantas mudanças e não mais nos surpreenderemos no futuro que anda nos resta viver.
No comments:
Post a Comment