Translate AMICOR contents if you like

Friday, April 24, 2015

O Museu das Águas


21/abr/2015, 9h39min
A cidade, as águas e o museu (por Luiz Antonio T. Grassi)
Estou em Yasd, no Irã, cidade de uma região em que a precipitação pluviométrica média é de cinco milímetros por ano (dois ou três por cento do que chove no Rio Grande do Sul). Visito Museu da Água, em uma antiqüíssima casa, onde documentos, artefatos, maquetes e reproduções traçam a história e a importância da água para aquela sociedade. A convivência com a escassez milenar torna natural o respeito à história de como a sociedade local soube enfrentar os desafios e os conflitos decorrentes da falta de água (não só para beber, mas para a higiene, para a agricultura e para os animais).
Em outro ponto do arco civilizatório, visito o Pavilháo da Água de Paris. A cidade do Sena mostra a história do seu abastecimento hídrico, demonstra seus problemas com as águas, a importância dessas para todas as atividades, mostra como a água se manifesta na natureza e ainda impulsiona a criatividade artística relacionada á substância líquida vital através, por exemplo, do “design” de artefatos para os usos domésticos e urbanos da água.
Já em Lisboa, a ênfase histórica marca seu Museu da Água. Visito um segmento situado em antiga casa de bombas, relíquia por si só, enriquecida por um sem número de artefatos e documentos. Outros dois locais, de forte apelo turístico são o Aqueduto das Águas Livres e o Reservatório da Patriarcal, monumentos históricos pertencentes ao Museu. Desde o reservatório, pode-se fazer uma caminhada por um canal subterrâneo até uma praça, enquanto se absorve informações da história das águas de Lisboa.
São três cidades, entre muitas, que cultivam essa museologia que reflete não só a importância histórica da água para as civilizações, mas também as apreensões e os desafios que a atual crise da água, global e regionalmente provoca para a humanidade. Entre nós, foi preciso que a maior cidade do Brasil ficasse à beira de um colapso do abastecimento de água potável para que a sociedade, os governantes e os meios de comunicação dessem importância à crise da escassez hídrica.
Porto Alegre quer entrar para o rol das cidades que têm seu museu dedicado ás águas – assim, no plural, para indicar, desde o nome, as múltiplas formas, estados físicos e localizações da água no planeta e ainda, os inumeráveis usos e funções desse bem ambiental insubstituível, mas limitado e desigualmente distribuído. A capital gaúcha quer ter seu Museu das Águas porque nasceu e cresceu banhada e alimentada por um manancial que a caracteriza, a distingue e a embeleza.
Um museu, na sua etimologia, é uma “casa das musas”, entidades da mitologia clássica com a missão de inspirar conhecimentos, atitudes, obras. E o que vão inspirar essas “musas das águas”? O Museu das Águas de Porto Alegre vai cuidar da História, preservando, conservando, expondo tudo o que se refere ao relacionamento da sociedade com as águas (artefatos, documentos etc). Também vai estar a serviço da Educação, com equipamentos e atividades voltadas ao conhecimento e à conscientização dos temas hídricos. E além disso, vai ser um centro de criatividade onde as musas de todas as artes estarão ocupadas em inspirar obras de arte que tenham as águas como tema, material ou suporte.
Porto Alegre merece ter seu Museu das Águas.
A importância cultural, social, educacional, de equipamento urbano e de marco turístico pode ser avaliada ao confrontarmos com o que acontece em outras cidades brasileiras onde multiplica-se a criação de iniciativas semelhantes. O Rio de Janeiro renova-se e prepara-se para as Olimpíadas de 2016 com diversas iniciativas, como o Museu do Rio de Janeiro – MAR e com o Museu do Amanhã (projeto do famoso arquiteto Santiago Calatrava), ambos revolucionando o centro histórico da cidade. Belo Horizonte tem-se destacado, no cenário internacional com diversos museus e centros de cultura, inaugurados nos últimos anos, como o Centro de Arte Popular CEMIG, o Museu de Artes e Ofícios, entre outros (configurando, inclusive, o Circuito Cultural Praça da Liberdade). Próximo á capital mineira, o Museu Parque de Inhotim tem sido classificado como o maior museu a céu aberto do mundo e tornou-se um centro de peregrinação turístico-cultural internacional. A capital pernambucana também tem valorizado as iniciativas culturais, com o Museu Oficina Francisco Brennand, absolutamente original em todo o mundo, o Instituto Ricardo Brennand, o Museu do Homem do Nordeste.
Por sua vez, Porto Alegre começou a ingressar nesse rol de cidades que valorizam a cultura e incentivam o turismo cultural com o magnífico museu da Fundação Iberê Camargo. A arquitetura de Alvaro Siza colocou nossa capital no mapa dos centros culturais mundiais, o que demonstra o quanto temos a ganhar com iniciativas semelhantes.
De outra parte, a orla do Guaíba é o cenário perfeito para um Museu das Águas, conjugando o espetáculo natural com a presença do objeto central do museu, a água. Entendemos que é hora de a capital gaúcha honrar as tradições intelectuais de nosso povo e ocupar o posto que merece entre as cidades que se destacam pelas iniciativas culturais.
O Museu das Águas de Porto Alegre (MUSA) foi criado, formalmente, no último Dia Mundial da Água, 22 de março, culminando um trabalho preparatório de diversos anos. A idéia inicial surgiu no II Fórum Internacional das Água promovido pela Associação Riograndense de Imprensa. A partir de 2009, foi-se constituindo um grupo de trabalho coordenado pela artista plástica Zoravia Bettiol. Em 2010 diversas entidades foram procuradas e deram sua adesão à proposta. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi a primeira dessas entidades, com o apoio firme de seu Reitor Carlos Alexandre Neto. Por sua iniciativa, o grupo de coordenação teve uma reunião com o ambientalista Jean-Michel Cousteau, quando o mesmo manifestou entusiasmo pela criação do Museu. Em 22 de março de 2012, quatorze entidades, entre organismos públicos e associações civis firmaram um Protocolo de Intenções criando uma Comissão Pró- MUSA. Desde então, os representantes dessas entidades, juntamente com voluntários, deram andamento ao processo de criação do MUSA. O principal resultado é o documento definidor da missão, dos objetivos e das características principais do Museu, elaborado com a colaboração da Dra. Vera Rangel, PhD em museologia.
Desde o início dos trabalhos, ficou claro que o MUSA deveria situar-se à orla do Guaíba, em localização compatível com o acesso fácil dos visitantes. O arquiteto e urbanista Marcelo Allet, representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre na Comissão Pró-MUSA fez um estudo, indicando duas opções de local adequado para o MUSA. Essas opções foram oferecidas à Prefeitiura e estão à espera de definição por parte da administração municipal.
A partir do momento em que esta decisão for tomada, a Comissão poderá iniciar o processo de concurso público para o projeto arquitetônico-urbanístico do Museu. O Instituto dos Arquitetos do Brasil, apoiador desde o início, já garantiu, por seu presidente, Arq. Tiago Holzmann da Silva, a coordenação desse processo.
Porto Alegre não pode perder essa oportunidade de destacar-se no cenário nacional pela originalidade desse projeto, importante por sua proposta temática e que poderá ser um ícone arquitetônico, valorizando socialmente a orla do Guaíba e também um marco turístico da cidade.
.oOo.
Luiz Antonio T. Grassi é engenheiro civil com especialização em planejamento metropolitano e atuação na área de saneamento e gestão de recursos hídricos. É um dos autores do livro “Tempo das Águas”. Bacharel em Hiistória, com especialização em América Latina, tendo lecionado na Faculdade Porto-alegrense de Filosofia, Ciências e Letras.

No comments: