Compartilhando mensagem enviada à AMICOR Maria Inês Reinert Azambuja
Como já podes ter notado ando entusiasmado com ideias do Daniel J. Siegel, neuropsiquiatra americano, autor - entre outros livros - do que estou lendo "MIND - A journey to the heart of being human".
... podemos conversar sobre o assunto, mas desde já posso te adiantar que esta jornada traz algumas motivações para entender algumas de nossas dificuldades relacionadas com paradigmas tradicionais, especialmente no que diz respeito à compatibilização entre a perspectiva individual e coletiva (o que está na raiz dos conflitos, ou melhor na dicotomia entre saúde individual e coletiva, entre medicina assistencial e saúde pública). Mais do que isso, na dificuldade que temos de interpretar o mundo.
Valderês costumava dizer que a explicação para tudo está na natureza, e que não inventamos nada de novo, tudo é mais simples, nós é que complicamos ao distorcer e olhar de maneira focada a realidade.
Embora o Dan esteja focado na Mente, me parece que o modelo pode ser estendido para muito mais.
A tese dele é que a mente não nos pertence e não está restrita ao nosso cérebro, dentro do crâneo ou nos limites de nossos corpos.Ela resulta de um fluxo de informação e energia "within and between".
Estou numa parte que agradaria ao Zé - teu marido: considerando a complexidade "that is quite simple in its elegance", obviamente diferente do caos.
Um dos aspectos chave é auto-regulação (que nos já sabemos há muito), sendo o pensamento um processo contínuo e em permanente re-arranjo.
Hoje li: "A metaphor came to mind of a river of integration that would have harmony as the central flow bounded on either side by one bank of chaos, the other a bank of rigidity".
A integração do individual no coletivo, sem dicotomia, como se houvessem duas realidades separadas, ou duas maneiras distintas de olhar é que inviabiliza qualquer projeto ou proposta.
...
É que tenho dificuldade de caminhar sozinho. De certa forma, imagino que eu esteja acompanhando o Daniel nesta jornada, mas dentro de um vezo meu, termino olhando para os lados e não consigo me ater à trilha em que ele se organizou para nos levar...
Expressões chave de hoje:
- Within and between
- Self-organization
- Flow of information and energy
- FACES: flexibility,adaptability, coherence, energy and stability
- Integration with harmony bounded by chaos and rigidity
- inate or experimental
- maximal complexity
- differentiation and linkage
- less complicated life, not less complex
- complexity is quite simple in its elegance
- COHERENCE: integration feels committed, open, harmonious, emergent, receptive, engaged, noetic, compassionate and empathetic
- Integration: the whole is greater than the sum of its parts
- Emergent synergy
- Integration may just be the basis of health
- healthy mind creates integration within and between
- connectome
No comments:
Post a Comment