Translate AMICOR contents if you like

Sunday, January 21, 2018

Farmacêuticos

Ontem foi comemorado no Brasil o dia do Farmacêutico, o que me suscitou várias memórias:
Minha irmã Maria Helena Cechella Achutti é Farmacêutica e Doutora em Botânica. Nosso pai Bôrtolo Achutti era Farmacêutico Prático-Licenciado e foi dono e responsável por várias farmácias. (pretendo acrescentar a este texto algumas fotos relacionadas), também na mesma profissão Luiz Carlos Achutti, primo de terceiro grau, neto do irmão que veio do Líbano com meu avô.
Moramos no mesmo prédio de farmácias em Agudo  (Pharmacia Popular) e em Santa Maria na Farmácia da Faculdade. Dos quatro aos dez anos o laboratório onde meu pai aviava as receitas, e atrás do balcão onde eram atendidos os clientes, eram lugares onde eu brincava e permanecia boa parte de meus dias.
A Pharmacia de Agudo foi comprada de Júlio Hauser (vejam rótulo de vidro abaixo, ainda conservado por seu filho) pai de um futuro  amigo e cliente meu, Danilo Hauser que também foi dono de farmácia em Ivoti.
Nosso pai era muito amigo do Dr. Francisco Mariano da Rocha, criador da Faculdade de Farmácia de Santa Maria, embrião da primeira Universidade do interior do país. A Faculade tinha uma farmácia na Avenida Rio Branco, destinada  a servir como local para aulas práticas.
Uma filha do Dr. Francisco - Maria José Pires da Rocha - afiliada de meu pai e grande amiga nossa, havia recém se formado em farmácia quando faleceu trágicamente há 65 anos atrás.
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde eu me formei há sessenta anos, e Valderês Antonietta Robinson Achutti há 58, foi fundada em 1898 (ano do nascimento de nosso pai) por um grupo de farmacêuticos (Professores Alfredo Leal, Christiano Philippe Fischer e outros professores da Escola Livre de Farmácia e Química Industrial de Porto Alegre) unindo-se ao diretor de  Curso de Partos da Santa Casa (Dr. Protásio Antônio Alves).

Farmácia Fontenelle, no início da rua do Acampamento. Deve ter sido a primeira na qual ele trabalhou. Mais tarde quando voltamos de Agudo, havia sido comprada pelos Irmãos Rizzatto com os quais voltou a trabalhar. Na porta da esquerda, de avental, figura central.


Santa Maria. Farmácia da Faculdade. Papai na porta central (1942?)


Em Agudo Pharmacia Popular. Papai e Mamãe na janela e eu na porta (primneiro da esquerda para direita (1940)


No comments: