Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, January 17, 2018

Saúde Urbana

Recomendado pela AMICOR Maria Inês Reinert Azambuja

Acta paul. enferm. vol.30 no.3 São Paulo May/Jun. 2017

http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700033 

Editorial
Arlindo Philippi Jr.1  2  3 
1Engenheiro Civil (UFSC)
2Engenheiro Sanitarista (USP), Mestre em Saúde Ambiental, Doutor em Saúde Pública (USP),
3Pós-Doutor em Estudos Urbanos e Regionais (MIT), Livre-Docência em Política e Gestão Ambiental (USP), e Professor Titular (Faculdade de Saúde Pública da USP)
Fiquei honrado com o convite da Acta Paulista de Enfermagem para abordar o tema Ambiente, Saúde e Sustentabilidade. A relação deste editorial com o Dia Internacional da Enfermagem (comemorado em maio) tem um significado especial para mim, devido às atuações mais abrangentes que estes profissionais vêm assumindo e desenvolvendo.
Tanto os quadros conceituais globais de referência como o campo prático indicam que as mudanças sociais atuais estão pressionando os pesquisadores a considerar outras formas para desenvolver pesquisas, as quais envolvem a relação ambiente, saúde e sustentabilidade em contextos urbanos. Os pesquisadores precisam se concentrar nos seres humanos e sua relação intrínseca com o ambiente e a saúde para melhor entender os novos contextos sociais. Isto permitirá contribuir com respostas efetivas às necessidades concretas das pessoas no seu cotidiano e no ambiente urbano em transformação, considerando tanto os princípios da sustentabilidade como as necessidades de articulação e os conceitos interdisciplinares de produção do conhecimento. Portanto, é preciso ampliar os espaços de reflexão e discussão no âmbito acadêmico para possibilitar que novas categorias de análise e intervenção de ambiente e saúde no âmbito urbano sejam aprofundadas./.../

No comments: