Translate AMICOR contents if you like

Saturday, July 11, 2020

Bortholo Achutti (mais desenhos)

Minha irmã Maria Helena encontrou em Santa Maria, mais uma caderneta com desenhos do papai que nos imaginamos sejam anteriores ao seu casamento (1927).
Encontrou também um atestado de 1974 (provavelmente solicitado para completar Curriculum Vitae), no qual consta que foi aluno do Gymnasio Santa Maria de 1912 a 1917., completando sua formação no Curso de Contador (o mais graduado existente na entidade naquela época. Também lembro ter visto uma foto dele montado a cavalo, na posição de Comandante do Batalhão Flores da Cunha, do Gymnásio como atividade extra-curricular (não sei se o nome do batalhão já era esse mesmo, mas eu como aluno, marchava todos os anos  sob essa mesma formação).
Também encontrou referência em reportagem de uma Padre Palotino (cujo nome tenho que verificar) dizendo que em 1925 havia visitado o Laboratório Fotográfico artesanal que papai montara num quartinho de madeira, onjde ele revelava e imprimia fotografias. Ficava nos fundos da casa da família onde também existia uma casa comercial de meu avô Antônio Mansur Achutti, na esquina das ruas André Marques com Venancio Ayres   Lá o tal padre teria tido suas primeiras informações sobre fotografia, e passou a se dedicar a projetar filmes e imagens pelo interior do município para as comunidades de sua igreja.

No comments: