Nos últimos meses, as nossas rotinas tiveram uma alteração considerável. O cotidiano foi adaptado para novas condições durante o isolamento social. E, mesmo que você não esteja apenas em casa, o que envolve os seus deslocamentos ou compromissos diários também requer pensamentos e planejamentos diferentes dos anteriores.
Em essência, somos adaptáveis – com mais ou menos dificuldades. O que muda mesmo, pense com a gente agora, é a nossa noção de tempo. O dia transcorre, estamos em casa sozinhos ou com as crianças e familiares. Às vezes, parece que os ponteiros do relógio não se movimentam. Em outras, eles são tão velozes que a noite chega e temos a sensação de não ter vencido todas as demandas do dia.
Isto tem relação com a nossa subjetividade e nosso olhar sobre o mundo. Mas também é ciência: biologia e física. É no campo dos cientistas que vamos nos concentrar nesta newsletter de conteúdos especiais. Abordando física de altas partículas, ensinamentos científicos básicos, estudos sobre a sociedade e evolução. Temas científicos e humanos, pois na temporada deste ano o Fronteiras do Pensamento vai debater o tema Reinvenção do humano.
Carlo Rovelli traz uma lição para compreender o tempo. Susan Pinker mostra quando somos mais (e menos) felizes. Joshua Greene aponta as áreas de intersecção entre a filosofia, a psicologia e a neurociência. Suzana Herculano-Houzel destaca que precisamos comer e dormir para evoluir. E Brian Greene apresenta as vibrações do cotidiano e da física.
|
No comments:
Post a Comment