Translate AMICOR contents if you like

Friday, June 12, 2020

Fronteiras do Pensamento


Universo numa casca de noz no meio da sala de estar

Nos últimos meses, as nossas rotinas tiveram uma alteração considerável. O cotidiano foi adaptado para novas condições durante o isolamento social. E, mesmo que você não esteja apenas em casa, o que envolve os seus deslocamentos ou compromissos diários também requer pensamentos e planejamentos diferentes dos anteriores.

Em essência, somos adaptáveis – com mais ou menos dificuldades. O que muda mesmo, pense com a gente agora, é a nossa noção de tempo. O dia transcorre, estamos em casa sozinhos ou com as crianças e familiares. Às vezes, parece que os ponteiros do relógio não se movimentam. Em outras, eles são tão velozes que a noite chega e temos a sensação de não ter vencido todas as demandas do dia.

Isto tem relação com a nossa subjetividade e nosso olhar sobre o mundo. Mas também é ciência: biologia e física. É no campo dos cientistas que vamos nos concentrar nesta newsletter de conteúdos especiais. Abordando física de altas partículas, ensinamentos científicos básicos, estudos sobre a sociedade e evolução. Temas científicos e humanos, pois na temporada deste ano o Fronteiras do Pensamento vai debater o tema Reinvenção do humano.

Carlo Rovelli traz uma lição para compreender o tempo. Susan Pinker mostra quando somos mais (e menos) felizes. Joshua Greene aponta as áreas de intersecção entre a filosofia, a psicologia e a neurociência. Suzana Herculano-Houzel destaca que precisamos comer e dormir para evoluir. E Brian Greene apresenta as vibrações do cotidiano e da física. 
Qual a chave para compreender as noções de tempo? O calor. As únicas formas em que a física diferencia passado e futuro são em equações de calor, seja no universo ou dentro do seu cérebro. Carlo Rovelli, físico teórico italiano e conferencista do Fronteiras do Pensamento em 2017, traz uma lição científica que toma proporções filosóficas.

No comments: