Translate AMICOR contents if you like

Friday, June 05, 2020

Pandemias: Tabágica e CO|VID-19

INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, tabaco e covid 19


Caixa de entrada
x

Roni Quevedo

20:12 (há 21 minutos)
para Marcelo, Cco:mim
INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, tabaco e covid 19

A retomada das aulas em nosso Estado salienta sobremodo a preocupação efetiva e afetiva com os Escolares frente à pandemia do covid 19. Este retorno renova uma revisão atenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e a Lei nº 12.852 de 05 de agosto de 2013. 
O momento é oportuno para a prática do princípio de Educação para Saúde nas Escolas, sem restrições. Todos têm o direito à vida digna, saudável sem restrições. Saúde é um bem absoluto.
A orientação continuada para crianças e adolescentes sobre as graves e crônicas consequências do fumo/tabaco e, por óbvio, não medir esforços para evitar a iniciação no vício/doença do tabagismo. O tabaco além de ser potencialmente agressivo para todo o organismo, é especial e potencialmente tóxico para as vias respiratórias, sistema orgânico também escolhido pelo coronavírus
O fumante apresenta risco 14 vezes maior para desenvolver quadros graves de infecção por COVID - 19!
Independente da idade, todos os fumantes estão dentro do Grupo de Risco.
O cumprimento da Lei supra referida aplicada em Escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Médio, fazendo com que desde pequenas as crianças e adolescentes tenham as informações necessárias em relação aos malefícios do tabagismo ativo, passivo e de terceira mão. Estes jovens crescerão mais saudáveis agindo inclusive como “efeito multiplicador” em seus lares e na sociedade.
O comprometimento de todo o pessoal da Escola, principalmente o professor, que é visto como modelo, estimular o comprometimento em manter totalmente livres do tabaco o ambiente escolar. 
Estudos vastamente solidificados mostraram que a fumaça do cigarro é considerada o maior agente de poluição doméstica ambiental, basta acender um cigarro para poluir um ambiente fechado. As crianças são as mais prejudicadas e podem apresentar aumento da incidência de pneumonia, de bronquite, asma, infecções no ouvido médio, além de maior probabilidade de desenvolver doença cardiovascular na idade adulta. Produção de tabaco e consumo de cigarros/fumo é determinante para que ocorram gravíssimos problemas na sociedade, elevados custos em saúde pública, transtornos ecológicos e conduta antiética.
A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo passivo a terceira causa evitável de mortes no mundo, identifica o tabagismo como doença pediátrica, pois mais de 80% dos fumantes regulares começam a fumar bem antes dos 18 anos.  Quase metade das crianças do mundo respira ar poluído pela fumaça do tabaco, refere o fumo passivo como a maior causa de doença respiratória em crianças. 
A região sul do Brasil, maior produtora de fumo do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), no cultivo do tabaco, não raro é a utilização do Trabalho Infantil na lavoura do tabaco, descumprimento ao ECA! 14% das crianças com idade entre 5 a 15 anos – ficam expostas a enormes quantidades de agrotóxicos e ao manuseio da folha do tabaco.
Pela gravidade do momento ações de fácil realização, voltadas para escolares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio são indispensáveis e urgentes.

RONI QUEVƎDO - Médico 
CREMERS 10.178
Coord. "UCPel Mais Saudável"
(53) 2128.8067 / 2128.8004

No comments: