Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, October 31, 2018

Eduardo de Azeredo Costa: publicação


Tive hoje a grata satisfação de receber a visita de um eminente sanitarista e companheiro dos tempos de Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente Airton Fischmann, trazendo-me um livro com dedicatória de outro grande amigo Eduardo de Azeredo Costa.
"1967 um mergulho no Amazonas", relato substanciado de sua experiência de vida "em busca da medicina pública para o Brasil".
Conheci o Eduardo no Rio de Janeiro, quando ele recém voltava de Londres, da LSHTM,  numa reunião promovida pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer, presidida pelo Dr. Torloni, visando aproveitar nossa experiência do RS para iniciar abordagem de Doenças Cardiovasculares e Crônicas nos demais Estados do país.. Deste contato inicial com Eduardo surgiu a proposta de um Projeto Epidemiológico para Pesquisa sobre Pressão Arterial na População Adulta do RS em 1978. Na época Airton era diretor da Escola de Saúde Pública que sediou o projeto e dele participou, juntamente com a FINEP e a FIOCRUZ Foi também Eduardo que me apresentou o Professor Geoffrey Rose, orientador de sua tese de Pós-doutorado, analisando os dados da pesquisa populacional do RS.
Há outro encontro com Eduardo: seu pai Rubens Menna-Barreto Costa desenvolveu a SEFAE na Sedretaria da Educação onde eu adquiri experiência com Escolares e Cardiologia Pediátrica, antes de criar o Ambulatório de Cardiologia Pediátrica no Instituto de Cardiologia. Também tive a honra de ser chamado por seu pai para ajudar no tratamento de Dona Lýgia, sua mãe.
(pretendo acrescentar referências adicionais)
Foto da reunião do Rio quando conheci o Eduardo

No comments: