Translate AMICOR contents if you like

Thursday, September 17, 2020

Sérgio Luiz Bassanesi +17/09/2020

 

Sérgio Luiz Bassanesi

FotoPossui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1974), residência em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (1976), especialização em saúde pública pela FIOCRUZ (1977), mestrado em saúde pública pela Johns Hopkins University (1986) e doutorado em medicina: Ciências Médicas pela UFRGS (1997). Em 2009 participou em atividade de pós-doutorado na University College London. Atualmente é professor associado no Departamento de Medicina Social da FAMED - UFRGS. Tem experiência na área de saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, ensino de epidemiologia, epidemiologia social, determinantes sociais e desigualdades em saúde e análises espaciais em saúde.


Trabalhou comigo na Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente enquanto eu era coordenador de uma Equipe que tinha em vista o controle de Doenças Cardiovasculares e Doenças Crônicas.

Na Escola de Serviço Social da PUCRS me substituiu enquanto professor de Aspectos Médicos e Sociais da Doenças, disciplina na qual também fiquei durante curto período em substituição ao Ellis Busnello.

Na UFRGS voltamos a nos encontrar e trabalhamos em vários projetos junto, frequentemente junto com Maria Inês Reinert Azambuja que também vinha conosco desde a SSMA

Últimamente não tínhamos mais tanta oportunidade de nos encontrarmos, mas houve época em que nosso encontro era diário e difícil contar nossa história em separado.

Valderês e meus filhos também o estimavam. Vai ficar em nossa memória e gostaria de enviar um abraço a sua esposa e filhos

200?
2007

1978

O  link abre a apresentação.

Resposta do Sir Michael Gideon Marmot à minha mensagem  sobre  o falecimento:

Dear Aloyzio

 Of course, I remember Sérgio very well.  If you saw my note to Cesar Victora, you will know how much I liked him.

  I have shown a slide that I got from S érgio on the social gradient in cardiovascular mortality in Porto
Alegre countless times.  

 

Maria Inez Azabuja kindly wrote to me to say she would share my condolences with his family. 
Amyloidosis must have been a most uncomfortable condition to deal with.

 

Best wishes

 

Michael

 

___________________________________

Professor Sir Michael Marmot FRCP

Director, UCL Institute of Health Equity

UCL Dept of Epidemiology and Public Health

http://www.instituteofhealthequity.org/

@MichaelMarmot

 

No comments: